GRT Construtora lidera reforma do UCSI do Hospital Unimed Samaritano
O Hospital Unimed Samaritano, localizado na cidade de Bebedouro, interior do estado de São Paulo, foi fundado em 1984 e conta com uma estrutura moderna, segura e eficiente nos atendimentos clínicos e cirúrgicos dos beneficiados. Seguindo seu objetivo de buscar excelência em seus atendimentos, a Instituição realizou uma reforma em sua Unidade de Cuidados Semi Intensivos (UCSI) no segundo semestre de 2020.
Para isso, o Hospital optou pela parceria da GRT Construtora , responsável por todas as fases do projeto, desde o planejamento, supraestrutura e cobertura, até as instalações elétricas e hidráulicas e revestimentos.
Realizada em 90 dias, a obra não foi fácil de ser concluída, principalmente porque a Instituição estava funcionando normalmente e não poderia lidar com impedições estruturais e barulho excessivo. No entanto, segundo o sócio diretor da GRT, Thiago Pegoraro, foi possível superar esses desafios com a escolha certa de materiais.
“Optamos por métodos construtivos menos barulhentos e com menor produção de entulho. Então, uma estrutura metálica pré-fabricada e o fechamento isotérmico foram escolhidos no lugar da alvenaria ou estrutura de concreto armado”, explica.
Outro fator fundamental para a escolha desses materiais foi a prioridade pela responsabilidade ambiental, mas sem perder a qualidade e durabilidade. “Considero esses os pilares da construção, já que é necessário pensar no todo e não só em alguns pontos”.
Além disso, foi necessário que a empresa montasse um elevador externo para facilitar o transporte de materiais. No entanto, a preocupação da GRT não era só com os materiais, mas com seus fornecedores e colaboradores, que tiveram acesso a Equipamentos de Proteção Individuais (EPI) durante a obra.
“Para uma obra andar bem, todos têm que estar em segurança e extrema sintonia. Todas as manhãs, nós tivemos Diálogos Diários de Segurança para tentar suprir as necessidades expostas e aconselhar a todos”, relembra Pegoraro.
Atuação no setor
A GRT Construtora sempre preza por estudar o projeto focando na engenharia integrada. “Projetamos e cuidamos desde o andamento até a conclusão da obra, facilitando os processos mais difíceis da construção, como tratamento de fornecedores de materiais e mão de obra”, explica.
A construtora também atua como prestador de serviços, fornecendo mão de obra e material, dependendo de acordo com a necessidade de cada cliente. “Os engenheiros da GRT também são “classificados” como mão de obra, podendo atuar em projetos de outras empresas via prestação de serviço. ”
Com atendimento de alto nível e gestão de todas as etapas do processo, a construtora almeja novos projetos na Saúde. “As perspectivas são boas. O mercado está aquecendo novamente e estamos preparados para as novas demandas.”
*matéria publicada na edição 33 da HealthARQ.Clique aquie acesse essa e outras reportagens exclusivas da edição.