A Novamed, pertencente ao Grupo NC, que também é detentor da EMS, assumiu oficialmente, no dia 12 de julho, a totalidade dos negócios do laboratório Multilab, em São Jerônimo (RS). O novo controle acionário foi aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), em 22 de junho. Com a decisão do órgão, o Grupo NC passa a ser o responsável pela unidade fabril e incorpora todo o portfólio de produtos da Multilab.
A fábrica do sul está apta a produzir medicamentos sólidos, semissólidos e líquidos. Como parte da estratégia de crescimento e consolidação da liderança no setor farmacêutico, o Grupo NC irá mais do que dobrar a produção da planta adquirida, que hoje é de 4 milhões de unidades (caixas de medicamentos) por mês, devendo chegar, em um ano, a 10 milhões de unidades mensais – 120 milhões de unidades anuais, portanto.
A Multilab, cujo faturamento foi de R$ 745 milhões no último ano (auditoria IQVIA – MAT Maio 2018), é, hoje, a décima maior empresa farmacêutica do Brasil no mercado de produtos similares de marca e 37ª no mercado total, detentora de marcas consagradas. A força do portfólio está nos produtos de marca (OTC e tarjados), como Multigrip, Buprovil e Lozeprel, respectivamente, antigripal, anti-inflamatório e analgésico para o tratamento de dores e antiulceroso.
“A Multilab é um laboratório de tradição no mercado farmacêutico, com atuação nacional e detentora de marcas reconhecidas. Nosso objetivo é realizar um grande investimento na empresa e manter seu crescimento acelerado para conquistar uma posição ainda mais relevante no mercado”, diz Carlos Sanchez, presidente do Conselho de Administração do Grupo NC.
Segundo Sanchez, o Grupo NC está sempre atento às boas oportunidades no mercado. “Os números positivos que temos obtido com nosso desempenho em diferentes áreas nos permitem ampliar nossa atuação e realizar constantes investimentos no País”, afirma. O Grupo NC, no setor farmacêutico, já tem fábricas instaladas no Estado de São Paulo, Amazonas e Distrito Federal. Em 2017, o Grupo, por meio da sua principal empresa, a EMS, também adquiriu a estatal Galenika, terceira farmacêutica da Sérvia e com duas unidades fabris, uma na capital do país e outra na vizinha Montenegro.
A holding brasileira tem feito aquisições no Brasil e no mundo para se consolidar como um dos maiores grupos econômicos do País. Em 2016, para diversificar seus negócios, majoritariamente farmacêuticos, o Grupo NC comprou ainda o Complexo Eólico Corredor do Senandes, em Rio Grande (RS), e 100% das operações de mídia da RBS em Santa Catarina, fundando a marca NSC Comunicação.
O contrato para a aquisição da totalidade dos negócios da Multilab havia sido assinado em março de 2018 pelo Grupo NC e pela farmacêutica japonesa Takeda, que desde 2012 detinha o controle acionário do laboratório. Com a Multilab, o Grupo NC passa a contar com mais de 8 mil colaboradores.