Reestruturação fortalece áreas-chave da companhia, com foco em inovação, acesso a medicamentos e compromisso com pacientes
Após anunciar a nomeação de Patrick Eckert como novo Presidente da GSK Brasil, a GSK comunica recentes mudanças em outras lideranças estratégicas, reforçando o compromisso com inovação, acesso a medicamentos e foco no paciente.
Government Affairs, Comunicação Corporativa e Patient Advocacy
Luiz Henrique Castilho assume como Diretor de Government Affairs, Comunicação Corporativa e Patient Advocacy (CGA) na GSK. Com mais de 10 anos de experiência em assuntos governamentais, comércio internacional e acesso a mercados, Luiz ingressou na companhia em 2019 como Gerente Nacional de Acesso ao Mercado. Castilho é graduado em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília, possui pós-graduação em Economia de Saúde pela USP, MBA em negociação e comércio exterior para FGV e Mestrado em Gestão, Organização e Economia de Negócios pela Universitat Autónoma de Barcelona. Ele acumula passagens pelo Ministério da Saúde, Ministério da Indústria e pela Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) do Governo Federal.
Novidades na área jurídica e de tecnologia
Amanda Montenegro é a nova Diretora Jurídica da companhia. Ela ingressou na GSK em 2020 como Legal Head da então Divisão de Consumer Healthcare, hoje Haleon, e desde 2023 atuava como Diretora Jurídica & Compliance na Haleon. Graduada em Direito pela Universidade Cândido Mendes, com pós-graduações em Processo Civil e em Responsabilidade Social pela UFRJ, Amanda iniciou sua carreira em escritórios de advocacia com foco em ações comerciais, responsabilidade civil e litígios do consumidor.
Felipe Monteiro assume como Diretor de Tecnologia Brasil, substituindo Mirian Rodrigues, que agora é Head of Digital & Tech na GSK Espanha. Felipe é formado em Sistemas de Informação pela Universidade Paulista, possui MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e especializações em Gerenciamento de Projetos pela Stanford University e University of La Verne. Ele tem passagens pela Tupperware, AbbVie, Bayer, Janssen – Johnson & Johnson e Eli Lilly. Recentemente, co-fundou e liderou a Tree ID, empresa de consultoria em Estratégia Digital.
Mudanças também em Acesso, Vacinas e HIV
Com a migração de Castilho para a área de CGA, a Diretoria de Acesso passa a ser liderada pela médica Valéria Clemente. Graduada em Medicina pela Faculdade Souza Marques, com residência em Pediatria e Terapia Intensiva pelo Hospital Infantil Candido Fontoura e especializações em Administração Hospitalar e Economia da Saúde, Valéria possui ampla experiência em saúde no Brasil, incluindo o SUS e Saúde Suplementar. Desde novembro de 2021, ela era Diretora de Acesso, Health Economics e Pricing na CSL Vifor.
Em Vacinas, uma das áreas mais estratégicas da companhia, quem assume o posto de Head da Unidade de Negócios Vacinas, com foco no Canal Público, é Luciano Finardi. O profissional iniciou sua carreira na indústria farmacêutica em 1995 na Eli Lilly, onde esteve por 17 anos. Em 2012, assumiu a posição de Country Manager na Celgene, biofarmacêtica global com atuação em Oncologia e Imunologia. Desde o início de 2023, Luciano ocupava a posição de General Manager Brasil na CSL Vifor. Finardi é graduado em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui um MBA em Finanças pela FIA Business School.
Por fim, Roberta Corrêa assume a posição de Head da Unidade de Negócios de HIV na GSK, área em que a companhia é líder do setor. Roberta ocupou cargos de liderança em empresas como IQVIA/Eisai, AbbVie, Abbott e Janssen e, desde 2015, atuava na Novartis, onde liderou iniciativas estratégicas em mercados como Estados Unidos, Costa Rica, Itália e Suíça. Seu cargo mais recente foi como Head da Área Terapêutica de Neurociências na Europa. Roberta é graduada em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo, com Mestrado em Farmacologia e MBA em Business Management pela Fundação Getúlio Vargas. Além disso, possui certificações internacionais em Coaching Executivo e Mentoria Empresarial.