A Afya, ecossistema de educação e tecnologia em Medicina no Brasil, anunciou o médico radiologista Gustavo Meirelles, atual vice-presidente médico, como reitor da Unigranrio, universidade do grupo, sediada no Rio de Janeiro e atualmente o seu maior campus de Medicina. A cerimônia de posse foi realizada dia 20, na sede da reitoria, em Duque de Caxias.
O novo reitor é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutor pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pós-doutorado em PET/CT pelo Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York.
Meirelles assume a reitoria da instituição com a missão de fortalecer ainda mais a integração entre ensino, prática médica, pesquisa e gestão acadêmica, divulgando a pujança acadêmica da Unigranrio nos mais diversos fóruns.
A instituição conta com 5 programas de pós-graduação, sendo 5 mestrados (4 acadêmicos e 1 profissional), além de 4 doutorados acadêmicos, todos com mais de 10 anos de existência, conceito 4 e 5 na CAPES. Dos 607 docentes, 75% são mestres ou doutores.
“As iniciativas e avanços da nossa universidade são impressionantes. Destaco a pesquisa e a iniciação científica de alta qualidade. Um exemplo é a parceria do programa de pós-graduação em Biomedicina Translacional com o curso de Medicina, concretizada por meio do Programa de Treinamento em Pesquisa Médica – MD.Phd. Nele o nosso aluno de Medicina cursa 4 estágios de pesquisa, para, em seguida, realizar disciplinas no doutorado, podendo apresentar sua tese em até dois anos depois de formado na graduação, obtendo, assim, o título de Doutor em Biomedicina Translacional”, afirma o novo reitor.
Com cerca de 30 mil alunos, a universidade oferta 45 cursos de graduação e 94 de pós-graduação (lato sensu). Os projetos de internacionalização e mobilização acadêmica são viabilizados por meio de mais de 30 convênios com Instituições de ensino da Europa e Estados Unidos.
Desde 1970, sediada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a universidade mantém parcerias com oito hospitais da região, além de 55 unidades básicas de saúde.
“Mas o impacto da Afya Unigranrio vai além do Estado do Rio de Janeiro, contribuindo para a qualidade dos docentes por meio de projetos de mestrado e doutorado interinstitucionais, como o Projeto de Cooperação Interinstitucional, que levou o Mestrado em Biomedicina Translacional para o interior do Amazonas, onde opera a Afya Manacapuru. O objetivo é formar mestres que nasceram e vivem na Região Amazônica”, destaca Meirelles.














