Preocupação com qualidade é a força que move o Hospital Brasília (DF) e, por isso, conquistar a certificação QMentum International, metodologia da Accreditation Canada, marca o resultado de todo esforço dos colaboradores. A Instituição foi a primeira da capital do Brasil a garantir esse êxito e implementou mudanças para atender às 31 práticas organizacionais.
Com estrutura completa para diagnóstico, prevenção e tratamento, o Hospital também volta sua atenção para a questão estrutural do prédio. Dessa forma, iniciou, em 2014, um projeto para a renovação e complementação do sistema de climatização e automação, juntamente com obras civis. Por ser um possível propagador de contaminação, os ares-condicionados exigem cuidados redobrados em uma instituição de saúde.
Afinal, o sistema é responsável por estabelecer níveis de temperatura, umidade e qualidade do ar. “O sistema de climatização permite viabilizar as condições ambientais adequadas aos pacientes e controlar o fluxo de ar para evitar contaminações. Sem ele, seria praticamente impossível obter esse controle”, afirma Marcos Paranhos, diretor de Serviços da Almeida França Engenharia. A empresa é responsável pela implantação do novo sistema de climatização no Hospital Brasília em parceria com a Conbral Engenharia, que realiza toda obra de renovação da instituição.
O projeto está sendo realizado em etapas e envolve diversos setores do Hospital. Entre eles o Centro de Diagnóstico, UTI Adulto e Pediátrica, Unidade de Leitos Semi-Intensivos, Ala de Transplantados e Centro Cirúrgico, além do retrofit da Central de Água Gelada.
Para garantir o máximo de segurança contra a contaminação hospitalar, a equipe da Almeida França Engenharia estabelece um rígido atendimento ao projeto para filtragens e controle de pressão, temperatura e umidade.
Com o sistema em operação, é preciso monitorar e acompanhar o funcionamento para que o nível de atendimento previsto no projeto e na instalação continuem como desejado.
“Se faz necessário uma atuação de operação e manutenção consistentes e com um Acordo de Nível de Serviços (SLA) pré-definido e um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) adequado para ambientes hospitalares”, conta Paranhos.
Com previsão de término para final de 2018, os profissionais da Almeida França Engenharia utilizam equipamentos com múltiplas etapas de filtragem, controle rigoroso de pressão, temperatura e umidade por se tratar de áreas críticas. “Para isso, é importante a instalação de sistemas especiais de automação e controle, e unidades de tratamento de ar adequadas com filtragem absoluta”, ressalta.
Outra atenção tomada pela equipe da Almeida França Engenharia é em relação às necessidades das unidades. Estre os cuidados tomados está o monitoramento da vazão de ar para garantir o controle de pressão nos diversos ambientes do Hospital.
Destaca-se também que o projeto realizado para a Instituição carrega um grande diferencial, que é o cuidado especial com o atendimento às normas técnicas internacionais para a climatização de ambientes hospitalares e para a escolha de equipamentos.
Vale ressaltar que um projeto como o do Hospital Brasília envolve desafios que vão além dos intrínsecos relacionados à tecnologia aplicada. Afinal, envolve a adequação das instalações aos espaços disponíveis num prédio existente.
“Há também a responsabilidade de se atuar dentro de um ambiente hospitalar em plena operação. Tudo isto vem sendo superado em cada etapa da obra”, acrescenta com satisfação Marcos Paranhos.
Cuidado no Centro Cirúrgico
Todas as áreas hospitalares exigem cuidado com inúmeras questões que envolvem higiene e conforto apropriado ao paciente. Entretanto, o Centro Cirúrgico é alvo de grande preocupação pela complexidade dos atendimentos ali prestados.
Para a instalação do sistema de climatização e automação, o Centro Cirúrgico do Hospital Brasília também exigiu cuidados fundamentais. Entre eles, assegurar o nível de qualidade do ar com garantia de filtragem absoluta e controle de pressão e, assim, oferecer fluxo de ar adequado.
“Para isso, foram instaladas unidades de tratamento de ar com automação, que permitem o controle específico de temperatura, umidade e controle de vazão de ar. Com estes elementos e uma rede de dutos e distribuição de ar é possível atingir estes objetivos”, conclui Paranhos.
Climatização e tecnologia
“É muito importante implantar novas tecnologias que agregam maior controle e eficiência nos sistemas de climatização”, salienta o diretor de Serviços da Almeida França Engenharia, Marcos Paranhos. Dessa forma, é preciso atender as empresas capacitadas para a operação e manutenção destes sistemas para garantir qualidade, operabilidade e eficiência.
Por essa razão, o know-how é um elemento que merece destaque na escolha do serviço. E é assim, há 30 anos no mercado, que a Almeida França Engenharia atua em ambientes considerados de missão crítica para execução, operação e manutenção.
“Em Brasília, também participamos de projetos em instituições de saúde como Laboratório Sabin, Rede D ́Or, Unidades do Hospital Sírio-Libanês, Hospital Sarah Kubitschek, Hospital Santa Lúcia, e outros.”
Essa matéria foi publicada na 28ª edição da revista HealthRAQ. Clique e confira a publicação.