BD e IBSP reconhecem os cuidados do Hospital Copa Star com a saúde dos clientes
A BD, empresa de tecnologia médica, por meio da parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) – que determina a aplicação correta de protocolos em prol da segurança do paciente em ambiente hospitalar -, contemplou o Hospital Copa Star com o reconhecimento em Excelência Clínica para o Gerenciamento do Acesso Vascular.
O processo de reconhecimento começou no final de 2022, quando o Hospital Copa Star iniciou um programa abrangente que visava revolucionar a gestão do acesso vascular, priorizando a segurança de seus pacientes. Foram implementadas barreiras, que reduziram significativamente a ocorrência de erros e melhoraram a experiência geral dos pacientes.
“Este reconhecimento reforça o compromisso do Hospital Copa Star em oferecer aos nossos pacientes uma assistência de excelência por meio de procedimentos mais eficazes, com menor risco de complicações e maior satisfação dos clientes”, explica Andrea Conrad, gerente de Enfermagem Hospital Copa Star.
Foram avaliados cinco critérios: prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS); prevenção de trombose e evento adverso relacionado ao uso de cateteres centrais de inserção periférica (PICC); seleção de dispositivo vascular adequado à terapia intravenos; adesão aos protocolos de manutenção segura do acesso venoso de acordo com referências nacionais e internacionais; e análise de risco para reduzir complicações associadas às terapias intravenosas.
Sobre o Programa VAM
O Programa VAM foi desenvolvido pela BD em 2017 para auxiliar hospitais e instituições de saúde a implementarem os protocolos de segurança do paciente em diversos países. No Brasil, o programa chegou em 2019, segue a orientações definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e já foi implementado em 110 instituições em todo o país.
“Nosso principal objetivo é munir a equipe de saúde e gestores com o que há de mais atual em termos de segurança do paciente porque, ao implementar esses protocolos, proporcionamos uma melhor gestão da saúde, com ganhos para todos”, explica Fernando Moresco, líder de negócios Medical Delivery Solutions da BD Brasil.
A chancela do IBSP reforça que o programa segue padrões rigorosos para assegurar que os protocolos de segurança do paciente sejam seguidos. Na visão do instituto, iniciativas como essa contribuem significativamente para a redução de incidentes e eventos adversos potencialmente evitáveis relacionada a terapia intravenosa, além de gerar consciência coletiva nas equipes multiprofissionais quanto as preocupações de segurança no processo assistencial, segundo Karina Pires, fundadora e diretora de Novos Negócios.
“Em média, a adesão ao programa reduz em 32% as complicações e diminui em 40% a taxa de infecções. Além disso, nosso monitoramento mostra uma redução de 33% relacionada a custos associados à segurança do paciente”, conclui Carlos Damacesno, especialista clínico da BD, responsável pelo programa no Brasil.