Hospital da Zona Sul de Porto Alegre recebe 33 novos leitos para pacientes do SUS

O Hospital Vila Nova, na Zona Sul de Porto Alegre, recebeu 33 novos leitos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o espaço aberto na última terça-feira (22), a instituição chega a 422 vagas destinadas à saúde pública.

Os leitos são de média complexidade e fazem com que pacientes que passaram por atendimento em emergências possam completar o tratamento. Isso evita que eles precisem ir para os grandes hospitais e, assim, reduz a superlotação. “São casos que não precisam de cirurgia. Pneumonias, apendicites, hemorragias digestivas, todos esses casos vão para o hospital Vila Nova”, afirma o diretor técnico da instituição, Dirceu Dal Molin.

Segundo o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Porto Alegre perdeu 455 leitos do SUS entre 2015 e 2018. Entre eles, 150 do Hospital Parque Belém, que também fica na Zona Sul da capital gaúcha.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 58 já foram abertos no ano passado. Até o fim desse ano, a previsão é de que serão abertos mais 354. Além da média complexidade, muitos vão atender pacientes de saúde mental. No novo Hospital Santa Ana, serão 30 com abertura prevista para julho.

“Com o acréscimo dos leitos no Santa Ana e nos Caps , e o contrato com o São Pedro no ano passado, a gente vai ter leitos o suficiente para resolver o problema das nossas duas emergências em saúde mental”, afirma o secretário de Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim. A prefeitura também planeja aumentar a qualidade do atendimento nos hospitais, reduzindo a permanência de pacientes de nove para seis dias.

Fonte: G1 Rio Grande do Sul

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS