Medicina brasileira de ponta atrai médicos estrangeiros de países da América Latina e África
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) lançou hoje edital para o processo seletivo de profissionais de saúde de outros países para o programa de Capacitação de Médicos Estrangeiros (PCPME) de 2022, que abrange cursos de pós-graduação lato sensu destinados à candidatos formados no exterior (estrangeiros ou brasileiros).
Para 2022 estão previstas 70 vagas divididas entre as diversas áreas de especialidades médicas do complexo hospitalar e os candidatos não precisam possuir título de graduação revalidado ou em processo de revalidação no Brasil.
O objetivo do programa é fornecer aprimoramento profissional que complemente a formação acadêmica de médicos estrangeiros, para que eles possam aplicar o conhecimento adquirido em seu país de origem.
Por isso, o título obtido no PCPME não é válido para atuação profissional em território brasileiro.
O diretor-geral da Escola de Educação Permanente (EEP) do HCFMUSP, Décio Mion Junior, destaca a importância das atividades práticas e dos cenários de capacitação.
“Por meio deste programa, médicos estrangeiros têm a oportunidade de vivenciar a rotina do Sistema Único de Saúde do Brasil, desenvolvendo ainda as competências específicas de sua área no âmbito de serviço”.
Em sua 13ª edição, o programa já formou 277 médicos estrangeiros da Alemanha, EUA e países da América Latina e África. Entre os países que mais enviaram médicos destacam-se o Equador e Angola.
Para participarem do Programa os candidatos precisam comprovar alguns requisitos. Os principais são: conclusão de graduação em Medicina no exterior, possuir Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) de nível intermediário superior e posse de recursos financeiros suficientes para manter-se no Brasil durante a especialização.
O programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros possui duas modalidades de acesso: direto e especializado.
A primeira corresponde às áreas básicas e de especialidades da Residência Médica de acesso direto. Já a segunda é indicada para áreas que correspondem às especialidades com pré-requisitos e áreas de atuação que exigem comprovação da realização de Residência Médica, ou estágio semelhante, no país de origem.
Interessados podem obter mais informações e se inscrever no processo seletivo pelo site da Escola de Educação Permanente (EEP) do HCFMUSP.