Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem celebra 77 anos de conquistas

Com uma trajetória marcada pela ética, pelo envolvimento com a comunidade, espírito científico e permanente busca da excelência no tratamento da saúde ocular da população, o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem completa 77 anos de história como um Centro nacional de referência em Oftalmologia. Fundada em 1942, a Instituição, situada em Joinville (SC), possui um espaço físico de 10 mil metros quadrados, divididos em quatro andares, para proporcionar o melhor atendimento oftalmológico à população.

A Instituição atende mais de 100 mil pessoas por ano, entre pacientes e acompanhantes, sendo quase 50% desse público oriundos de outros municípios, estados e até países vizinhos, de acordo com levantamento realizado pela própria Instituição. Para atender toda essa demanda, o Hospital possui o que há de mais moderno nas técnicas para o tratamento dos olhos.

De acordo com a diretora Regional Sul do Grupo Opty, Scheila Tramontim Mainardes, o segredo de tantos anos de sucesso se dá pelo investimento em tecnologia, pela qualificação de sua equipe médica e pela excelência do atendimento, que são corroborados pela Certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível III. “Somos o primeiro Hospital do Estado certificado com esse nível. Isso alinha nossa empresa às melhores práticas do mercado com referências de validação internacional. Esse reconhecimento é o resultado de todos os esforços conjuntos, legítimos e focados da instituição”.

Para isso, a diretoria acompanha o desempenho de toda a organização, planeja, analisa os processos e implementa programas para condução de projetos e melhorias contínuas.

Segundo Scheila, essas práticas trouxeram para a Instituição maior controle dos métodos utilizados, compromisso com os resultados, identificação de riscos e oportunidades, e integração entre as diversas áreas do hospital, além de maior clareza à gestão sobre as informações para a tomada de decisão. “A implantação de um sistema de gerenciamento de riscos contribuíram também para fortalecer o compliance na gestão hospitalar.”

São aplicadas diversas estratégias com o objetivo de manter as equipes engajadas e comprometidas. “O setor de Gestão da Qualidade e de Processos atua continuamente em Comissões internas, realiza auditorias internas sistematizadas e, em conjunto com o Setor de Gestão de Pessoas realiza treinamentos periódica e sistematicamente”, ressalta Scheila.

De acordo com a diretora, a definição de indicadores de processos e análises críticas, sustentando o cumprimento de metas e a obtenção de melhorias, mostra um resultado bastante positivo. “Ainda implementamos novas práticas e ferramentas que fomentem inovação, investimentos em conhecimento e novas tecnologias”.

Tecnologia de ponta

O Hospital busca investir nas tecnologias mais avançadas disponíveis no mercado para promover Saúde. “Nossa Instituição se destaca pelo corpo clínico altamente qualificado, oferecendo uma equipe sensibilizada no cuidado ao paciente, e também por seu parque tecnológico, o qual possui equipamentos cirúrgicos e de diagnósticos que possibilitam cálculos precisos e, portanto, aumentam a assertividade do diagnóstico e do tratamento”.
No Centro de Exames e Diagnóstico conta com o Angioplex. Um equipamento que realiza angiografia com OCT (Tomografia de Coerência Óptica), o qual não utiliza corantes ou dilatação pupilar e capta a densidade dos vasos capilares.
Conta também com o Retinógrafo Optomap que permite avaliar toda a retina sem dilatação pupilar, com foto panorâmica em uma única imagem.
Para o tratamento de glaucoma, o Hospital oferece o Solutis SLT Glaucoma Laser. “Essa ferramenta permite a incisão a laser em células específicas da malha trabecular para redução da pressão intraocular, deixando demais estruturas intactas, podendo se repetir aplicações sem danos paralelos”, afirma Scheila.

Já no tratamento de catarata, o Sadalla utiliza o Sistema Guiado por Imagem Verion, por meio de Realidade Aumentada. “Esse método auxilia na cirurgia, projetando em tempo real para o cirurgião os pontos de incisão, tamanho da capsulorrexis e o alinhamento de lentes tóricas. Isso propicia o planejamento cirúrgico e a otimização dos resultados refracionais e a qualidade visual do paciente”, afirma a diretora.

Possui o IOL Master 700, aparelho mais avançado de exame biométrico óptico da atualidade para maior precisão no cálculo da lente intraocular. Realiza implante de lentes intraoculares premium, com designs mais segurps e eficazes do mundo para correção de miopia, hipermetropia, astigmatismo, e da presbiopia proporcionando excelente qualidade visual.

No Centro de Cirurgia a Laser conta com o Excimer Laser Schwind Amaris 1050RS associado ao Laser de Femtosegundos Z8 que proporcionam melhores resultados nos procedimentos de correção de erros refracionais.
Além disso, recentemente, o Sadalla Amin Ghanem investiu no que há de mais moderno na detecção e tratamento do olho seco. O E-Eye, equipamento recém-chegado ao Brasil, estimula, por meio da emissão de luz pulsada, as glândulas associadas à disfunção da produção da lágrima, diminuindo os sintomas de olho seco.

Olhar voltado para o futuro

Há dois anos o Hospital se associou à Opty, maior grupo de oftalmologia da América Latina, com o objetivo de fortalecer ainda mais o atendimento ao paciente.

Para 2019 estão previstas a implantação de duas Clínicas Oftalmológicas sob a chancela do Sadalla, sendo uma em Joinville e outra em Jaraguá do Sul (SC).

A Instituição também implantará um Centro de Inovação que, ao desenvolver Pesquisa e Desenvolvimento, buscará melhorar a experiência do paciente por meio de tecnologias disruptivas, tais como inteligência artificial e machine learning, voltadas tanto ao diagnóstico como à prevenção de doenças oculares.

Veja mais posts relacionados

Nenhum conteúdo disponível
Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS