O Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) receberá na segunda-feira (4/6) certificação da Organização Nacional de Acrediação (ONA) 1, referente à qualidade e segurança do paciente, cujo objetivo é reduzir a zero as possibilidades de erros nos atendimentos.
A ONA é a mais respeitada entidade que certifica a qualidade dos serviços de unidades públicas em saúde do Brasil em acordo com a metodologia reconhecida pela ISQua, International Society for Quality in Health Care, associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A cerimônia de entrega do certificado terá a presença do Governador de Goiás, José Eliton (PSDB), e do Secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela.
Para o governador José Eliton, a conquista da acreditação ONA 1 pelo HEELJ “é resultado dos investimentos e da determinação do Governo de Goiás em promover uma saúde pública estadual de qualidade, capaz de transformar a vida dos goianos”.
O secretário Leonardo Vilela destaca que a reforma e a modernização de equipamentos verificados no HEELJ sintetizam o empenho do Governo do Estado em prestar, cada vez mais, uma assistência mais qualificada à população. “Temos a convicção de que acertamos ao transferir a gestão das unidades hospitalares para as organizações sociais”, afirma, ao acentuar que todas as ações realizadas pelas OSS são, ao mesmo tempo, compartilhadas e validadas pelo Estado.
O hospital de Pirenópolis é a segunda instituição estadual do interior de Goiás a receber a certificação. O primeiro foi o Hospital de Urgências Trindade (Hutrin).
Segundo a Diretora Geral da Unidade, Silvana Maria Graziani Braga, a Acreditação é fruto de um trabalho de dois anos e seis meses, sobretudo na qualificação das equipes profissionais. Reduzir os riscos o máximo possível exige rigor para uma série de regras e critérios técnicos. “Os protocolos e procedimentos que seguimos não deixam margem para o erro”, garante Silvana.
Esses procedimentos envolvem uma preparação, um contato e uma identificação do paciente que antecede qualquer procedimento ou atendimento. Cuidados que vão desde a identificação correta do paciente; passando pela Classificação de Risco com o uso de pulseiras coloridas; até o estabelecimento de critérios e protocolos que asseguram uma cirurgia dentro dos parâmetros de segurança.
Toda a preparação e investimentos foram feitos para que o HEELJ pudesse se candidatar à certificação. “O maior desafio agora é mantermos o alto padrão de qualidade que a Acreditação exige e garantir à população de Pirenópolis o melhor atendimento possível”, conclui.
Fonte: Jornal Opção