Hospital Jorge Valente conquistou o 38.º lugar no ranking brasileiro da Newsweek, que anualmente reconhece os melhores hospitais do mundo
Primeiro hospital do Norte-Nordeste acreditado com excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), 17 anos atrás, o Hospital Jorge Valente é uma organização privada, com 46 anos de existência, sediado em Salvador (BA).
Integra o Grupo Promédica, rede baiana composta por operadora de plano de saúde, hospitais, centros médicos e laboratório. Seu pioneirismo o tornou referência – foi o primeiro a dispor de tomógrafo computadorizado no Norte-Nordeste e o primeiro Hospital-Dia da Bahia.
Agora, pelo terceiro ano consecutivo, garantiu seu lugar no ranking “World’s Best Hospitals” da revista Newsweek, em uma demonstração de que, com gestão e foco em governança, assistência humanizada e de qualidade, é possível atravessar décadas e preservar o mesmo entusiasmo inicial.
A entidade conquistou o 38.º lugar no ranking brasileiro da Newsweek, que anualmente reconhece os melhores hospitais do mundo, e está entre os três melhores da Bahia. Colaboram para o alcance desse status, suas práticas de governança e qualificação da equipe, formada por mais de 953 colaboradores, corpo clínico com 423 médicos e mais de 20 especialidades oferecidas, além de investimentos que somaram mais de R$ 1.3 milhão em 2022.
O diretor técnico do Hospital Jorge Valente, Jorge Motta, conta que os investimentos foram realizados em diversas áreas da instituição, prezando sempre pela qualificação do atendimento.
“No ano passado, investimos na renovação do parque tecnológico de equipamentos do HJV voltados ao diagnóstico em cardiologia, bem como monitorização em áreas críticas, incluindo Emergência, UTI e Bloco Operatório. Ainda, realizamos aquisições para o Centro Cirúrgico”.
Já neste ano, foram atualizados os carros de anestesia e analisadores de gases do Bloco Operatório, além de renovados componentes de software e hardware da ressonância magnética.
O HJV também possui um Plano Diretor em curso, que contempla melhorias em sua infraestrutura e ambiente, tendo em vista o conforto e bem-estar de clientes, seus familiares, e equipe de profissionais.
“A unidade de Oncologia, por exemplo, passou por reforma e ampliação. Da mesma forma ocorreu com a Emergência Pediátrica, que teve toda a sua arquitetura renovada.”
Motta relata que os apartamentos e enfermarias para pacientes adultos vêm passando por reformas.
“Continuaremos implementando as mudanças como parte do processo de melhoria contínua de nossos espaços, refletindo em nossos processos e atendimento.”
O Hospital mantém, desde 2006, a acreditação ONA III, com sucessivas recertificações. “Agora, temos como planejamento conquistar a Acreditação Internacional Qmentum”, destaca o diretor.
Governança corporativa
Quando perguntado sobre a governança, Jorge Motta responde que a instituição desenvolve o seu modelo de gestão fundamentando-se em três pilares: a qualidade dos serviços prestados, a experiência dos clientes e a sustentabilidade do negócio.
“O Hospital Jorge Valente compreende a governança corporativa como um sistema fundamental para a sustentabilidade do negócio, possibilitando a gestão e o acompanhamento da organização integralmente.”
O diretor explica ainda que através da elaboração de um conjunto de políticas e diretrizes regulatórias a entidade consegue, de maneira segura para acionistas e demais stakeholders, favorecer a geração de valor e o acesso ao capital, proporcionando o caminho à sustentabilidade e à perenidade da empresa.
“Dessa maneira, a estrutura de governança do HJV dispõe dos pilares recomendados pelas boas práticas: ética, transparência, prestação de contas, equidade e a responsabilidade corporativa.”
O Hospital desenvolveu ainda modelos e práticas focados na necessidade dos clientes.
“Contamos com o amplo envolvimento da equipe multiprofissional em consonância com as políticas institucionais, e a participação crescente e efetiva do corpo clínico. Nessa linha, chamam a atenção o nosso modelo assistencial estruturado em Linhas de Cuidado e o Sistema de Análise de Desempenho do Hospital Jorge Valente”, explica Motta.
Além disso, o diretor frisa que o Hospital observou melhorias a partir da adoção de uma análise crítica e contínua dos indicadores de produção e de desempenho.
“Direcionamos o foco ao aprimoramento da gestão clínica, aproximação com as operadoras e planos de saúde, identificação de equipes dedicadas no corpo clínico, manutenção das boas práticas, com qualidade e segurança assistenciais.”