O Hospital Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), será parceiro do Ministério da Saúde (MS) na execução do programa Agora tem Especialistas.
A iniciativa do Governo Federal tem como objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos e acelerar o acesso da população aos serviços especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).
Como hospital integrante do PROADI-SUS, o Moinhos de Vento desenvolverá o projeto “Formação em Serviço: aprimoramento para médicos especialistas”, com foco na qualificação prática e clínica de médicos especialistas para atuar no SUS.
A proposta contempla a oferta de cursos em duas etapas, com início previsto para setembro deste ano e março de 2026, somando 60 vagas distribuídas em 10 especialidades médicas, entre elas ecocardiografia, oncologia clínica, radioterapia, colonoscopia e cirurgia oncológica, entre outras.
A estrutura formativa inclui a atuação dos médicos do SUS cedidos a unidades para nivelamento teórico, imersão presencial nas unidades do próprio Hospital, supervisão contínua e avaliação de desempenho, garantindo a excelência no processo educativo.
A partir da iniciativa, o atendimento na ponta visa acontecer de forma mais rápida e especializada para os pacientes que precisam de consultas, exames, cirurgias, tratamentos oncológicos e demais atendimentos da rede pública.
Para a coordenadora do Escritório de Projetos PROADI-SUS do Hospital Moinhos de Vento, Daniela Santos, a atuação da Instituição reafirma seu compromisso com a qualificação da assistência.
“Dessa forma, contribuímos para a ampliação da resolutividade dos serviços, especialmente em regiões com carência assistencial e reafirmamos nosso compromisso com o fortalecimento das políticas públicas de saúde”, ressalta.
De acordo com o secretário adjunto da Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Jerzey Timóteo, a parceria é estratégica para o SUS, pois amplia a atuação em locais onde mais precisa.
“Os profissionais que serão acompanhados pelo Hospital Moinhos de Ventos estarão espalhados em todo Brasil, principalmente nas áreas que mais precisam de especialistas, nas regiões onde os usuários do SUS precisam ter acesso ao atendimento especializado com qualidade”, reforçou.
“Com um conjunto robusto e estratégico de projetos aprovados no âmbito do PROADI-SUS, o Hospital Moinhos de Vento fortalece sua posição em formação profissional e cuidado centrado no paciente, colaborando ativamente para a equidade e a eficiência no acesso à saúde especializada no Brasil”, destaca o CEO do Hospital, Mohamed Parrini.