Hospital Moinhos de Vento tem se destacado por investimentos significativos em infraestrutura e tecnologia

O Hospital Moinhos de Vento, referência em saúde e excelência médica, tem se destacado nos últimos meses por sua impressionante expansão e investimentos significativos em infraestrutura e tecnologia. O ano de 2023 marcou um período de intensa atividade para o Hospital Moinhos de Vento, com uma série de entregas importantes.

Entre os principais investimentos realizados destacam-se novas Instalações e unidades especializadas. O hospital entregou uma nova área para o Serviço de Neurofisiologia e Clínica do Sono, além da inauguração da Clínica Moinhos Linked Teresópolis e do Centro do Homem e da Mulher.

Houve também a ampliação do Instituto de Pesquisa Moinhos, reforma e paisagismo da rua interna de acesso ao bloco hospitalar (Rua HMV) e a revitalização do heliponto, garantindo infraestrutura de ponta para atender às necessidades emergentes.

“O Hospital Moinhos de Vento mantém um compromisso sólido com a qualidade e segurança dos serviços oferecidos. A instituição segue uma rigorosa lógica de acreditação de processos médico-assistenciais com a JCI (Joint Commission International), com mais de 20 anos de certificação. Além disso, temos 25 áreas de apoio e backoffice recertificadas anualmente pela ISO-9001 e somos recertificados pela ISO-14001 Ambiental”, Evandro Moraes, superintendente administrativo do Hospital Moinhos de Vento.

Em abril, o Moinhos de Vento inaugurou a primeira usina fotovoltaica de média tensão em um hospital de Porto Alegre para atendimento das áreas de backoffice em casas e salas do entorno do complexo hospitalar. “Como somos optantes pelo Mercado Livre de energia, onde em 08 anos e 05 meses apuramos um saving superior a R$ 30 milhões e temos o certificado de energia eólica limpa, agora temos 100% do nosso site abastecido por energia renovável”, completa Moraes.

ESG - HOSPITAL MOINHOS DE VENTO

Expansão do Complexo Hospitalar

O Hospital Moinhos de Vento não apenas tem investido em melhorias internas, mas também está expandindo seu complexo hospitalar para atender a uma demanda crescente por serviços de saúde de alta qualidade. 

Hospital moinhos de vento“Nosso projeto de expansão segue em passos acelerados e temos muitas entregas previstas para os próximos meses: ampliação da área de acolhimento e recepção da Emergência Pediátrica, reforma de 10 leitos de CTIA, uma nova unidade de internação com 30 leitos totalmente automatizados no conceito de concierge digital, nova unidade externa com 04 salas cirúrgicas no Pontal Shopping e um novo bloco hospitalar com 33 leitos de UTI de última geração, 20 leitos de unidades de internação, nova área de hemodinâmica com 04 salas duplicando nossa capacidade atual e um novo CME (centro de material esterilizado) que dará uma autonomia de 15 anos em crescimento de procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais”, pontua Evandro Moraes.

Esses investimentos reforçam o compromisso do Hospital Moinhos de Vento em oferecer uma infraestrutura moderna e eficiente, aliada aos mais altos padrões de qualidade e segurança, garantindo assim uma experiência de saúde excepcional para seus pacientes.

Ao longo dos anos, a Construtora TEDESCO esteve envolvida em diversos projetos de expansão física do complexo hospitalar, como o Bloco 16, a Ampliação do Bloco C e a Nova Emergência. Atualmente, a empresa está executando o Bloco 12 e o Projeto 20+, demonstrando um compromisso contínuo com o crescimento e aprimoramento das instalações do hospital.

Hospital Moinhos de vento
Julia Krause, gerente de negócios da TEDESCO

“No âmbito da expansão do complexo hospitalar, a TEDESCO desempenha um papel crucial no projeto do Bloco 12. Este novo bloco abrigará 20 leitos de internação, 33 leitos de CTI, uma nova hemodinâmica com 4 salas e um novo Centro de Material Esterilizado (CME), oferecendo instalações modernas e de última geração para atender às crescentes demandas de saúde da comunidade”, afirma Julia Krause, gerente de negócios da TEDESCO.   

Atualmente, a construtora concluiu as fundações e contenções do projeto e está avançando na execução da estrutura. A conclusão do Bloco 12 está prevista para o primeiro semestre de 2025, marcando mais um marco na expansão e aprimoramento das instalações do Hospital Moinhos de Vento.

Segundo Julia, entre os principais aspectos a serem considerados para a obra, destacam-se questões logísticas e de planejamento, devido à área limitada para os trabalhos e à localização em um “cul-de-sac”, o que complicou o trânsito de veículos pesados. Além disso, a proximidade de uma escola exigiu medidas adicionais de segurança e gestão de ruído, enquanto a interação contínua com o funcionamento hospitalar demandou uma cuidadosa coordenação para minimizar impactos operacionais durante a construção.

“O diferencial da TEDESCO na obra do Hospital Moinhos de Vento inclui a adoção de inovações construtivas para garantir eficiência e qualidade. Parte do projeto está sendo industrializado, com a utilização de estrutura metálica e fechamento em isopainel no bloco que abrigará os leitos de internação, proporcionando uma construção mais ágil, sustentável e eficiente”.

A parceria entre o Hospital Moinhos de Vento e a Construtora TEDESCO reflete o compromisso mútuo com a excelência, a inovação e o bem-estar da comunidade, proporcionando instalações de classe mundial para a prestação de serviços de saúde de alta qualidade.

Tecnologia e Inovação como Pilares Fundamentais

A tecnologia da informação e a transformação digital também ocupam uma posição central no planejamento estratégico do Hospital Moinhos de Vento. Diversos projetos estão em andamento. “Temos em andamento diversos projetos envolvendo inteligência artificial generativa aplicada à saúde, governança de dados visando a criação de um data lake robusto e confiável, interoperabilidade de sistemas e cibersegurança. No quesito segurança de dados e cibersegurança, temos um projeto específico de criação de uma célula de DR (disaster recovery), visando a preservação de ambientes e pleno domínio em sigilo das informações de nossos pacientes”, afirma Evandro Moraes, superintendente do Hospital Moinhos de Vento.

Em outra face, a parceria entre a GTPLAN e o Hospital Moinhos de Vento é uma colaboração estratégica que tem gerado impacto significativo na eficiência operacional e na excelência dos serviços de saúde oferecidos pela instituição. Iniciada em 2016, essa parceria foi marcada pela implementação de soluções inovadoras para o planejamento e otimização de estoques, bem como a introdução de uma plataforma de e-procurement, facilitando o acesso dos compradores a um amplo marketplace de materiais e medicamentos.

HOSPITAL MOINHOS DE VENTO“Ao longo dos anos, a GTPLAN trabalhou em estreita colaboração com o Hospital Moinhos de Vento para transformar seus processos de Planejamento, Logística e Compras. Por meio da implementação de soluções avançadas, como o B2B Marketplace (Cotações e contratos), SIO (Otimização de Estoques), MRP (Planejamento de Compras), VMI (Planejamento Colaborativo com Fornecedores) e muitas outras, a GTPLAN ajudou o hospital a alcançar uma gestão mais eficiente e integrada de seus recursos, garantindo o fornecimento adequado de suprimentos e medicamentos essenciais, reduzindo desperdícios e melhorando os tempos de resposta”, afirma Thiago Fialho, da GTPLAN.

Esta parceria rendeu ao Hospital Moinhos de Vento o troféu GTPLAN Supply Chain 4.0 em 2022. Esse prêmio destacou a inovação e a excelência alcançadas pela instituição com o apoio das soluções da GTPLAN, consolidando ainda mais a parceria entre as duas organizações.

Hospital Moinhos de vento
Glaucio Dias, co-fundador da GTPLAN

A GTPLAN continua comprometida em fornecer suporte contínuo e soluções personalizadas para atender às necessidades em constante evolução do Hospital Moinhos de Vento. Por meio dessa parceria sólida e colaborativa, ambas as organizações compartilham a visão de promover uma gestão de saúde mais eficiente, assertiva e centrada no paciente, impulsionada pela inovação e pela tecnologia”, completa Glaucio Dias, co-fundador da GTPLAN.

Leia a edição 94ª da revista Healthcare Management.

Leia mais

Projeto Paciente Seguro do Hospital Moinhos de Vento recebe menção honrosa em premiação nacional

Hospital Moinhos de Vento investe mais de R$ 7 mi em exames de imagem

Hospital Moinhos de Vento conquista a certificação internacional ISO 9001:2015

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS