Com o objetivo de garantir um atendimento de alto nível em situações complexas, o certificado UTI Eficiente, emitido pela Epimed Solutions, é concedido às UTIs que obtiveram bons resultados clínicos com alocação mais eficiente de recursos no cuidado dos pacientes críticos nela internados.
As unidades hospitalares com estas características contribuem de forma diferenciada para garantir a sustentabilidade e a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade e complexidade. Entre as instituições que conquistaram este selo em 2019, está o Hospital Montenegro 100% SUS.
Para o Diretor Geral, Carlos Batista da Silveira, a conquista é uma das coisas mais importantes que já aconteceram nos 88 anos do Hospital. “O selo é reconhecimento de um trabalho árduo e da dedicação do corpo de funcionários à Instituição, aos pacientes e ao Sistema Único de Saúde. Isso demonstra que estamos no caminho certo, nos dedicando integralmente no cuidado do paciente e não medindo esforços para garantir um atendimento de qualidade.”
O Coordenador Médico da UTI do Hospital, José Pettine, explica que para a obtenção da certificação foram necessários investimentos tanto em recursos humanos, quanto em estrutura física e tecnológica. “Internamente, as principais ações estão relacionadas ao forte cuidado multidisciplinar e diversas estratégias adotadas, como a mobilização precoce, sedação mínima, metas nutricionais bem estabelecidas, vigilância e uso restrito de antimicrobianos.”
Pettine acredita que o conjunto de ações e processos a nível institucional e setorial refletiu em duas medidas principais para aferição da Eficiência. “Hoje a taxa de mortalidade e de utilização de recursos é abaixo do esperado para gravidade dos pacientes, indicadores estes que fazem parte do processo de obtenção deste selo.”
Próximos passos
Já observando as tendências do setor, Pettine explica que os planos do Hospital são inúmeros. “Devemos receber a residência médica, o que deve abrir novos horizontes para a Instituição, pois a partir desse momento não estaremos apenas prestando assistência aos pacientes, e sim formando novos profissionais. Dessa forma, seremos estimulados à atualização e, consequentemente, à elevação do nosso padrão de qualidade.”
Além disso, o Médico explica que o Hospital pretende continuar buscando melhoria no atendimento prestado ao paciente no dia a dia, e mira ainda mais alto: “Quem sabe no futuro adquirimos o Selo Top Performance, que também visa a qualidade, porém com números ainda melhores.”
Esta matéria foi publicada na ed. 61 da revista Healthcare Management, que você confere aqui!