Hospital Montenegro 100% SUS recebe Selo de UTI Eficiente

Hospital Montenegro 100% SUS recebe Selo de UTI Eficiente

Não é novidade dizer que a qualidade deve ser fator imperativo nos procedimentos realizados pelas instituições de saúde. Nessa busca pela melhoria dos processos, as acreditações se fazem presentes como reconhecimento formal que assegura a credibilidade dos hospitais e a segurança nos métodos de gestão.

Cada organização tem seus próprios requisitos. Entretanto, o objetivo das acreditações hospitalares é sempre o mesmo: estimular que os serviços de saúde busquem melhorias contínuas. Essa foi a preocupação do Hospital Montenegro 100% SUS, que conquistou recentemente o Selo de UTI Eficiente, emitida pela Epimed Solutions.

Na visão do Diretor Geral do Hospital, Carlos Batista da Silveira, o recebimento do Selo demonstra que todas as unidades da Instituição estão trabalhando de forma horizontal.

“Desde a entrada do paciente na Emergência até sua saída, ele tem um atendimento de qualidade. O objetivo é o alto desempenho, mas nunca esquecendo do cuidado e humanização com foco no paciente.”

 

Segundo o Coordenador da UTI, José Pettine, os resultados atingidos tanto em números quanto em satisfação e qualidade são fruto dessa cultura implantada ao longo dos últimos anos: humanização, desempenho e alta qualidade dos colaborados.

“A unidade é composta por equipe multidisciplinar ampla, com médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, psicólogos, entre outros. Mantendo sua eficiência com taxa de mortalidade e utilização de recursos padronizada em níveis melhor do que o esperado pela sua gravidade.”

 

Segundo Silveira, os dados positivos demonstram que o trabalho da gestão da Instituição está sendo desenvolvido de forma coerente e acima de tudo, focado na qualidade de atendimento, “onde cada paciente é visto como um investimento feito pelo Hospital”.

SUS

Segundo a direção do Hospital, a conquista do selo prova que é possível ser eficiente, oferecer atendimento de qualidade, mesmo direcionando todo o seu atendimento ao Sistema Único de Saúde.

“Estamos fazendo esse trabalho há cerca de 8 anos, e o Hospital consegue através de um rigoroso controle de custos em todas as esferas, prestar um atendimento de qualidade aos seus pacientes. Isso não seria possível sem o trabalho diário de cada colaborador da Instituição, pois aqui todos são gestores do SUS”, pontua o Diretor Geral.

 

Esforço e empenho

Tamanho esforço em prol dos pacientes, é visto em sua determinação ao longo dos 89 anos de existência.

“A palavra que melhor define o Hospital é persistência. O esforço vem de todos aqueles que fazem a Instituição dia a dia, sejam eles a Mantenedora Associação Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas de Montenegro OASE, os colaboradores e a comunidade que sempre nos apoiou.”

 

Pensando nos próximos passos da UTI do Hospital, a direção pretende continuar investindo diariamente na qualificação contínua dos profissionais, para que assim os pacientes sejam bem atendidos.

“O Hospital vive de recursos públicos e atualmente com o sub financiamento do Sistema único de Saúde o nosso foco é manter a Instituição realizando atendimentos à comunidade. Porém quando pensamos em futuro, temos como meta uma possível certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Diante disso, a Instituição seguirá em busca da excelência e qualidade médica a todos”, finaliza o Diretor Geral.

 

*matéria publicada na edição 67ª da revista Healthcare Management

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS