Hospital ortopédico da AACD é referência na especialidade
Referência no Brasil, o Hospital Ortopédico AACD oferece desde o diagnóstico, acompanhamento de doenças ortopédicas até a realização de cirurgias de alta complexidade. O corpo clínico tem estrutura completa para a realização dos procedimentos cirúrgicos com tecnologia de última geração.
Os pacientes contam com especialistas em coluna vertebral, joelho, mão, ombro, quadril, pé e ortopedia infantil e podem realizar consultas, exames, fisioterapias, reabilitação e cirurgias no mesmo local.
São cerca de sete mil cirurgias anuais, atendimento que será ampliado a partir de 2023. As obras de expansão seguem em movimento, com previsão de entrega para o primeiro semestre do próximo ano. Com o aumento da capacidade, o volume cirúrgico terá um incremento de cerca de 40% – serão 15 salas cirúrgicas e 140 leitos hospitalares.
“Essa ampliação vai ao encontro da nossa estratégia de expandir o ‘market share’ em ortopedia principalmente com foco na alta complexidade. Para exemplificar, até 2050, cerca de 30% da população brasileira será idosa, com mais de 60 anos. Nessa idade é comum aparecerem os problemas ortopédicos e é importante que tenham locais de referência para buscar tratamento. Além disso, somos a maior referência em escoliose hoje no Brasil”, afirma Valdesir Galvan, CEO da AACD.
Inovação
Há também equipamentos de ponta do mercado, como Andago (tecnologia robótica que segue a intenção de movimento do paciente), Lokomat (tecnologia que estimula as funções motoras por meio da reprodução da marcha), InMotion (auxilia paciente a realizar movimentos), O-ARM (fornece imagens tridimensionais e em tempo real da coluna para ajudar os médicos na correção das curvaturas durante a cirurgia) e sala de reabilitação virtual (trabalha os movimentos de forma lúdica).
Outro diferencial é o laboratório de marcha, exame que consiste em uma análise tridimensional em que marcadores reflexivos são posicionados em pontos específicos do corpo do paciente, captando imagens por câmeras de infravermelho quando ele se move pelo local. Dessa maneira, é possível examinar a amplitude de movimento das articulações, das forças musculares e identificar a causa da dificuldade na marcha.
Escoliose
O Centro de Excelência em Escoliose conta com médicos especialistas, que determinam os melhores tratamentos aos pacientes. Para os casos em que é indicado tratamento conservador, há sessões de fisioterapia específicas e coletes 3D personalizados produzidos pela Oficina Ortopédica AACD. Em casos cirúrgicos, além do corpo clínico especializado, o OARM oferece mais segurança e precisão, pois o equipamento demonstra de forma exata o ângulo, profundidade e direção que o cirurgião está inserindo os parafusos, ganchos e hastes utilizados na correção da coluna. Somente em 2021 foram realizadas 453 cirurgias de escoliose na AACD. Há equipe multidisciplinar especializada, além de leitos de internação, UTI e salas do centro cirúrgico dedicados ao tratamento da escoliose, que oferecem o melhor em todas as fases do cuidado com o paciente. “Investimos muito nessa linha de cuidado nos últimos anos e trouxemos os melhores especialistas e tecnologias de ponta do mercado. Contamos com médicos que são referências no tratamento dessa patologia no Brasil. Por isso temos a certeza de que o paciente que nos procurar para tratar a escoliose terá a mais completa assistência que esta alteração da coluna necessita”, diz Alice Rosa Ramos, superintendente de Práticas Assistenciais da AACD.
Reconhecimento internacional
O Hospital Ortopédico AACD conta com importantes certificações internacionais – a canadense Qmentum, que orienta e monitora padrões de alta performance em atendimento, e a norte-americana Planetree, que posiciona a Instituição como referência em atendimento humanizado, com cuidado centrado na pessoa.
Leia a revista na integra, clicando aqui!