Hospital Regional do Vale do Paraíba fortalece recurso humano com uma maior integração entre os setores

No dia a dia de uma instituição de saúde, as lideranças precisam orquestrar diversos processos, como a gestão de pessoas e finanças, controlar estoques de suprimentos, cuidar do planejamento de assistência, além de capacitar continuamente suas equipes. Nessa complexa rotina, implantar uma cultura sistêmica de segurança, que minimize erros, ainda é um grande desafio. 

Com investimentos em prol da melhoria contínua, o Hospital Regional do Vale do Paraíba (HRVP), hospital-geral do Governo do Estado de São Paulo e administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo, compõe o seleto grupo de instituições de saúde do país que possui certificação ONA Nível III – Excelência em Gestão.

Segundo a supervisora de Qualidade do Hospital em Taubaté (SP), Cibele Camargo Rodrigues, a conquista da acreditação permitiu melhorias substanciais tanto para o usuário quanto para a gestão do HRVP. A exemplo disso está a maior satisfação do cliente-paciente, diminuição do retrabalho no desenvolvimento das atividades e, por consequência, a redução de custos e eliminação de desperdícios.

Cibele Camargo Rodrigues, supervisora de Qualidade do Hospital em Taubaté (SP)

“Através deste olhar, o recurso humano se fortalece, com uma maior integração entre os setores, garantindo a continuidade no cuidado e na segurança de todos, já que uma importante premissa é a identificação prévia de riscos, que possibilita a tratativa dos incidentes antes mesmo que eles ocorram”, explica a supervisora.

Entretanto, para conquistar esse patamar de excelência exigida pela ONA, o Hospital precisou se adequar aos quesitos solicitados. “Realizamos um intenso trabalho de capacitação das lideranças, no qual considero um tópico bastante desafiador por tratar-se de uma mudança de cultura: a definição da Filosofia da Organização”. 

Além dessa mudança organizacional, o HRVP precisou estruturar todas as comissões obrigatórias, como a implementação do setor de Gestão de Riscos, Planejamento Estratégico da Instituição e reestruturação de todo o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

Atualmente há consolidação nos resultados por meio do gerenciamento dos protocolos clínicos, além da implantação das linhas de cuidado, com olhar integral desde a entrada até a alta do paciente e um avanço das equipes multidisciplinares na discussão dos casos.

 “A soma de todas essas melhorias permitiu à Instituição chegar à Acreditação com Excelência. Não há etapas pontais, acredito que todas as atividades realizadas dentro do processo foram desafiadoras. O selo demonstra o resultado da movimentação que a Instituição decidiu fazer: uma engrenagem com todos os seus eixos em sintonia”, ressaltou Cibele.

Mudanças na gestão

A Instituição já possui a política de transparência bem consolidada junto aos órgãos fiscalizadores externos de acordo com a legislação vigente. Contudo, a acreditação possibilitou traduzir a gestão também para o público interno. 

Por exemplo, o Hospital, em 2017, implementou os painéis de Gestão à Vista, que concentram os resultados e são usados, mensalmente, pelos gestores nas reuniões de Time de Melhoria com suas equipes. “O formato visual permite uma democracia no acesso, pois fica em local visível de colaboradores e pacientes.”

Outra ferramenta agregada no processo de Gestão Integrada, prerrogativa da Acreditação, são as reuniões de Manhã de Resultados, que envolvem gestores das áreas assistenciais, de apoio e administrativas, de modo a discutir resultados, projetos e iniciativas frente à Alta Direção. 

“A cada reunião é feita uma escolha aleatória da área para apresentar seus indicadores e melhorias. Este projeto vem como um canal de comunicação importante na divulgação e incorporação de novas ações e orientações estratégicas”, pontua a supervisora.”

O HRVP adotou como estratégia a criação de Times de Trabalho, como o Time de Liderança, Times de Melhoria Assistencial e de Apoio, além dos Times das Linhas de Cuidado. Ao integrar essas equipes, foi possível avanços de forma inteligente e eficiente.

Próximos investimentos 

Pensando em manter o padrão de qualidade em atendimentos em termos de acreditações, o Hospital pretende trabalhar nas prerrogativas do Manual ONA-2018, com a ampliação e evidências da comunicação com paciente e envolvimento da família no processo do cuidado, além do Escritório de Experiência do Paciente.

“Por meio das boas práticas, manter o nível de excelência é o nosso principal objetivo, visto que somos uma instituição filantrópica e que ainda encontramos muitos desafios e oportunidades a serem atingidas”.

O HRVP também vem investindo na infraestrutura tecnológica hospitalar. Por ser um Polo Referência em Oncologia na região Metropolitana do Vale do Paraíba, a Instituição tem incorporado um grande aparato de modernização. 

“Estamos investindo, por meio de recursos do Governo Federal, em um 2º Acelerador Linear para aumentar sua capacidade de atendimento na região de referência. Esta Solução em Radioterapia tem permitido um grande aporte na infraestrutura, com equipamento, obras e adequações”, ressalta Cibele.

Estas e outras matérias você confere na edição 64 da Revista Healthcare Management. 

Veja mais posts relacionados

Nenhum conteúdo disponível
Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS