Hospital Santa Catarina inova em Pronto Atendimento e paciente é atendido em média em 12 minutos

Quando um paciente vai ao Pronto Atendimento é sinal de que precisa ser atendido com urgência. Nesses casos, cada minuto de espera parece ser uma eternidade. Com base na individualização do atendimento, o Hospital Santa Catarina (SP) lança o sistema ALH (Acolhimento Linear Humanizado), que reduz drasticamente o tempo de espera e inverte as funções, levando o médico, enfermagem e administrativo até o paciente.

Com maior agilidade em todos os processos de atendimento, o modelo desenvolvido no hospital localizado na Avenida Paulista propõe que o fluxo da equipe médica aconteça em torno do paciente.

“O modelo tradicional necessita da atenção e do deslocamento do paciente, o que provoca aumento de tempoem cada etapa. No ALH, o paciente é atendido em um só lugar, dentro do consultório e sempre pela mesma equipe. Dessa forma, o acolhimento do paciente e a efetividade crescem consideravelmente”, conta doutor Fernando Andrade Leal, diretor técnico do Hospital Santa Catarina.

Quantidade excessiva de deslocamentos eleva o tempo

Tradicionalmente, o paciente percorre alguns pontos até chegar ao consultório com a sequência senha-classificação-recepção-cadastro-recepção-consultório médico. No sistema ALH, o caminho é mais simples: senha-recepção-consultório médico.

Com a radical redução do tempo de espera, o novo modelo permite também a ampliação do número de atendimentos pelo hospital. “O desafio maior foi construir um modelo de atenção focado no paciente e que, ao mesmo tempo, pudesse garantir o fluxo assistencial”, destaca o médico.

Meta é 100% do atendimento no modelo ALH em 2019

Hospital Santa Catarina iniciou os testes para implementação do ALH em agosto de 2017. Atualmente, a utilização do novo modelo ainda é parcial e o tempo de espera até o contato com médico éem média, de apenas 12 minutos.

Segundo doutor Leal, a meta ainda para 2019 é 100% do atendimento no novo modelo: “em 2019, nosso objetivo é que todos os pacientes sejam atendidos no modelo ALH e trabalharemos com a meta de nove minutos de tempo de espera até a porta do médico”, conclui.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS