Hospital Santa Izabel aprimora processos através da transformação digital

A Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Hospital Santa Izabel no primeiro hospital digital da Bahia. A expectativa é conquistar ainda este ano a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7, restrito a menos de sete hospitais brasileiros, considerada uma das mais importantes metodologias que auxiliam no processo de transformação digital de hospitais.

Para tanto, avanços vem sendo implantados de forma contínua no pioneiro hospital baiano. O mais recente deles é considerado um marco na transformação tecnológica do hospital e envolveu a implantação da checagem eletrônica de medicamentos à beira do leito com uso de Personal Digital Assistants (PDAs) e carros móveis com notebooks.

O processo amparado pelo uso de dispositivos e sistemas com capacidade de impedir erros e apoiar a decisão dos profissionais, desde a prescrição médica até a leitura da pulseira do paciente e do código de barras do medicamento, é considerado pelos especialistas parte fundamental de um processo que envolve maior segurança assistencial.

“Estamos sempre procurando investir em tecnologia da informação e capacitação profissional para qualificar e tornar ainda mais segura a assistência prestada ao paciente no Hospital Santa Izabel”, afirma o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes.

Os resultados positivos oriundos dessa iniciativa que já contempla todas as unidades assistenciais do Santa Izabel estão sendo destacados também pelos profissionais que prestam assistência direta aos pacientes. “Agora estamos fazendo de forma muita mais eficaz e ágil a tão almejada dupla checagem na administração do medicamento ao paciente”, diz a enfermeira Rajaná Itaparica, coordenadora do PA Pediátrico do Hospital Santa Izabel.

O gerente de Tecnologia da Informação da Santa Casa, Carlos Nestor Passos, acrescenta que todo esse investimento tecnológico, voltado à eliminação do uso de papel no ambiente hospitalar, envolve a capacitação dos profissionais que atuam na assistência e é considerado vital para melhorar a experiência do paciente e garantir maior segurança nos processos.

Atualmente, o Hospital Santa Izabel possui a certificação nível 6, conquistada através de diversos investimentos e adequações tecnológicas. “Vamos continuar nossos esforços para alcançarmos o nível máximo de excelência na qualidade e segurança do cuidado ao paciente, a partir de uma concepção ampla de que o conceito de hospital digital transcende o uso de tecnologia e envolve a satisfação de nossos clientes e profissionais”, diz Passos.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS