Hospital São Camilo SP recebe selo ERAS em Cirurgia Bariátrica

Processo de otimização perioperatória, implementado pela Instituição, já contribuiu à diminuição em 23% do tempo de internação hospitalar

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo foi agraciado em 6 de maio com a Certificação do ERAS (tradução do inglês: Protocolos de Otimização da Recuperação Pós-operatória), em reconhecimento pelo importante trabalho que vem desenvolvendo na especialidade de Cirurgia Bariátrica.

Há seis anos, a Instituição vem implementando um processo de otimização perioperatória, cujas adaptações e treinamentos permitiram dar início à ação de certificação, iniciada oficialmente em 2019. De lá para cá, foram observados inúmeros benefícios, diminuindo em 23% o tempo de internação hospitalar e reduzindo para zero o pós-operatório em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

De acordo com Aline Thomaz, CEO da Rede, o protocolo ERAS representa uma nova era da cirurgia como um todo. “A otimização perioperatória implica naquilo que nós mais desejamos, que é a melhor entrega a cada um dos nossos pacientes, uma entrega com eficiência e com o melhor resultado terapêutico possível”, destaca a médica.

A entrega do certificado foi feita em uma cerimônia interna na Unidade Santana, representada por Olle Ljungqvist, presidente da ERAS Society, e por Adrian Alvarez, presidente da ERAS LATAM Society, contando também com a presença do Fernando Luiz Falcão, anestesista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo e representante da ERAS no Brasil.

Protocolo ERAS

O Protocolo ERAS é um conjunto de medidas que melhora a eficiência dos processos pré-admissionais, pré-operatórios, intraoperatórias e pós-operatórios, com o objetivo de reduzir o estresse metabólico e manter a homeostase do paciente.

Além de garantir mais qualidade e segurança assistencial aos pacientes, a implementação desses procedimentos também melhora a eficiência operacional dos leitos, uma vez que permite que o paciente fique o menor tempo possível no hospital.

Uma análise recente demonstrou que a otimização perioperatória aplicada em cirurgias de grande porte reduziu o tempo de recuperação e internação hospitalar em 2 a 3 dias e complicações em 30 a 50%.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS