Hospital São Vicente de Paulo inaugura Centro Avançado Hepatobiliar

Núcleo oferecerá assistência total a pacientes com doenças de fígado, pâncreas e vias biliares

A partir de maio, a população do Rio de Janeiro poderá contar com um serviço especializado destinado a pacientes com doenças do fígado, das vias biliares e do pâncreas. O novo Centro Avançado Hepatobiliar do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP – RJ) é fruto de uma ideia que vem sendo desenvolvida desde 2010, quando o especialista em cirurgia do aparelho digestivo Douglas Bastos passou a integrar a equipe da unidade. Atualmente, Bastos é o chefe do serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo do hospital e responsável pelo novo núcleo.

“O nosso hospital é uma unidade de alta complexidade, com tecnologia de ponta e que disponibilizando o que há de melhor na medicina. O Centro Avançado Hepatobiliar irá contemplar a assistência de forma integrada, oferecendo ao paciente mais comodidade e eficiência, possibilitando a redução do tempo de diagnóstico e de tratamento”, esclarece o especialista, que é titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, além de ser membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Hepato Pancreato Biliar.

O Centro Avançado Hepatobiliar do HSVP conta com equipe multiprofissional, composta por cirurgiões, clínicos e anestesistas especializados que atuarão de forma conjunta e com foco no paciente. “O novo núcleo terá atuação integrada com outras especialidades, como Oncologia, Gastroenterologia e a Radiologia. Isso vai ocorrer tanto na assistência médica diária como em sessões clínicas periódicas, o que será fundamental para tratar os pacientes de forma individualizada e humanizada dentro da complexidade de cada caso. Com isso, vamos agregar qualidade assistencial, otimização no tempo entre o diagnóstico e o tratamento e redução nos custos operacionais. Nosso foco é oferecer o que há de melhor ao paciente com custo baixo às operadoras”, relata.

Ainda de acordo com o chefe do novo Centro, essa expertise será direcionada ao atendimento de pacientes com tumores malignos primários e metastáticos do fígado, tumores das vias biliares e tumores do pâncreas, nódulos hepáticos, doenças crônicas do fígado (como cirrose hepática, hepatite autoimune e hepatite viral), lesões das vias biliares, cálculo da via biliar e doenças do pâncreas.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS