Hospital Unimed Governador Valadares utiliza sistema de climatização com bombas in line

O ar é um elemento fundamental. Trata-se de uma premissa indiscutível. É impossível existir vida humana sem ele. Justamente por esse valor imensurável, a qualidade do ar é de extrema importância para a qualidade de vida e o bem-estar de uma sociedade. Dentro de uma instituição de saúde essa realidade é ainda mais pontual, visto que um hospital pode se tornar, sem os devidos cuidados, um propagador de fungos, bactérias e outros microrganismos nocivos à saúde do ser humano.

Diante dessa realidade, o sistema de climatização hospitalar ganha, cada vez mais, força e peso nos projetos de edificações de saúde. Uma instituição que leva ao pé da letra a importância do ar-condicionado é a Unimed Governador Valadares, em Minas Gerais. Em 2017, quando a cooperativa inaugurou o seu hospital próprio – com investimentos da ordem de R$ 100 milhões –, não mediu esforços para investir em aparelhos climatizadores. 

Para climatizar os mais de 28 mil m² do Hospital Unimed Governador Valadares, foram instalados na Instituição: 2 chiller’s de 210 TR’s Hitachi, 3 bombas de água gelada primária (10 cv), 3 bombas de água gelada secundária (25 cv), 41 exaustores/ventiladores, 36 fan coil modulares e 238 fancoletes hidrônicos dos diversos tipos: cassete, piso teto, Hi Wall.

A empresa responsável por toda a execução do projeto de climatização do empreendimento foi a Arcon Engenharia de Climatização, que também desenvolveu todo o trabalho de fabricação e montagem dos dutos de ar, rede de água gelada e seus acessórios, além da montagem de todos os equipamentos e o comissionamento de todo o sistema que atende o Hospital.

Jorge Luiz Lima Vello, sócio-diretor da Arcon

“Todos os equipamentos foram selecionados e especificados para atender as particularidades exigidas pelas normas vigentes, com o objetivo de atender as necessidades do Hospital com maior conforto térmico e segurança da qualidade do ar”, explica Jorge Luiz Lima Vello, sócio-diretor da Arcon.

O executivo explica que os dutos de climatização (ar refrigerado) foram fabricados em painéis de MPU (poliuretano rígido), que, segundo ele, além de ser atóxico é de fácil montagem e leve, o material contribui para a redução de carga (peso) na laje do prédio. “Além disso, esse material apresenta maior estanqueidade nos dutos, ou seja, apresenta menor risco de vazamentos e contaminação”.

Entre os diferenciais do projeto está a instalação de bombas in line, da Armstrong, que possuem maior eficiência energética por terem inversor embarcado com sensor de pressão, que garantem a vazão adequada e necessária para o sistema. 

“Podemos ressaltar também a utilização das válvulas de controle e balanceamento independentes de pressão da Belimo. Estas foram selecionadas em fase de projeto e adquiridas com as características de balanceamento de cada equipamento e tagueadas em fábrica”, acrescenta Vello. A execução do projeto de climatização no Hospital Unimed Governador Valadares foi iniciada em janeiro de 2015 e concluída em dezembro de 2017.

Adequado para cada ambiente

“Em edifícios hospitalares, cada ambiente deve ser tratado separadamente, analisando todas as suas características e particularidades”, assegura o sócio-diretor da Arcon. Segundo ele, um sistema de climatização bem dimensionado deve se preocupar em atender a todas as exigências de uma área hospitalar, visando maior eficiência, confiabilidade e um menor custo de manutenção, sempre adotando medidas técnicas da legislação vigente. 

Nesse sentido, a obra do Hospital Unimed de Governador Valadares foi executada utilizado como base a norma NBR7256 – Tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) – Requisitos para projeto e execução das instalações. 

“Cada setor específico recebeu equipamentos dedicados dotados de tecnologia para suprir a sua demanda como: controle de temperatura, umidade e pressão, renovação e exaustão de ar saturado, filtragem absoluta de ar e luzes UV para controle de bactérias”, detalha Vello.

Já em relação ao tratamento do ar, o executivo explica que, além dos filtros específicos, foram instalados nos ambientes de salas cirúrgicas e isolamento do Hospital uma tecnologia de purificação fotocatalítica da Ecoquest. Trata-se de um sistema altamente eficaz concebido para utilizar a luz UV germicida que é capaz de destruir potentes poluentes químicos, microbiológicos e gasosos.

“Além de todos esses cuidados, a Arcon Engenharia de Climatização realiza a manutenção em todo o sistema de climatização do Hospital de acordo com o Plano de Manutenção Operacional e Controle (PMOC), seguindo a portaria da ANVISA nº 3523, de 28 de agosto de 1998, com equipe capacitada, treinada e altamente qualificada”, acrescenta o executivo. 

Além do projeto desenvolvido para o Hospital Unimed Governador Valadares, a Arcon Engenharia de Climatização – que há mais de 30 anos atua em sistemas de tratamento do ar de ambientes e solucionando diversos tipos de problemas relativos à climatização, exaustão e ventilação –, já desenvolveu projetos para mais de 17 unidades de saúde no Brasil. Entre as Instituições estão o Hospital Samaritano (RJ), Hospital Pró Cardíaco (RJ), Hospital Mário Cunha (MG) e Hospital das Americas RJ.

Esta matéria e muito mais você confere na edição 29 da revista HealthARQ.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS