No contexto de reestruturação e modernização hospitalar, a Engeform Engenharia abraçou o desafio de conduzir as obras de ampliação e retrofit do Hospital Unimed Sorocaba
A excelência no cuidado com a saúde exige uma abordagem dinâmica e inovadora. Nesse contexto, a reestruturação de ambientes hospitalares emerge para aprimorar não apenas a eficiência operacional, mas também a qualidade dos serviços oferecidos e a experiência do paciente.
A reestruturação hospitalar não se limita à mudança física, mas inclui a modernização e a incorporação de tecnologias avançadas para diagnósticos eficientes. Com isso, os hospitais podem se adaptar e atender às demandas da comunidade de saúde. Além de melhorar a experiência do paciente, a requalificação dos ambientes também leva em consideração a sustentabilidade por meio da adoção de práticas ecologicamente responsáveis, por exemplo, para a gestão de resíduos, garantindo que as instituições estejam mais bem preparadas para enfrentar os desafios atuais e futuros.
Dessa forma, desde 2020, a Unimed Sorocaba iniciou um projeto de expansão e reestruturação das unidades assistenciais e de negócios. Em 2023, o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro entregou 64 novos leitos, ampliou sua área de imagem, investindo em novos equipamentos de Ressonância e Tomografia, além da ampliação do Day Clinic. No último dia 22 de janeiro, a unidade entregou a ampliação do Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Central de Esterilização e uma nova área destinada à realização de cirurgia robótica, procedimento inédito na região de Sorocaba.
“Com a entrega desta obra, o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro passa a ter um dos centros cirúrgicos mais completos do país, permitindo a ampliação da capacidade cirúrgica em 50% e a modernização dos ambientes já existentes com a proposta de melhorar o fluxo de atendimento”, afirma Gustavo Ribeiro Neves, Presidente da Unimed Sorocaba.
Na vanguarda da incorporação da tecnologia aliada à medicina, a Unimed Sorocaba tem investido em equipamentos de última geração para a realização de cirurgias minimamente invasivas, tornando o HMS referência em procedimentos de alta complexidade.
“As obras incluíram a construção de uma sala cirúrgica preparada para procedimentos com tecnologia robótica, que recebeu do robô Da Vinci X, equipamento de 4ª geração em tecnologia e que permitirá a realização de cirurgias minimamente invasivas com maior precisão, trazendo mais segurança ao médico e ao paciente graças às imagens geradas com melhor nitidez e eficácia”, explica o presidente da Unimed Sorocaba.
Neves destaca que a funcionalidade construtiva está diretamente ligada à humanização e qualidade dos ambientes de saúde. Uma vez que, além de estruturas mais modernas, que oferecem conforto e segurança aos pacientes, a obra trouxe inovações. “Um exemplo é a nova sala de Centro Obstétrico, que foi planejada para reforçar a abordagem humanizada das gestantes e seus bebês. A sala permite que o primeiro atendimento ao recém-nascido aconteça na sala junto à mãe, trazendo tranquilidade e apoio neste momento especial”.
Como uma marca voltada a levar aos seus clientes o melhor jeito de cuidar, a Unimed Sorocaba vem implantando uma série de ações para que a estadia no nosso hospital seja o mais acolhedora possível. “Com a anuência da equipe médica, proporcionamos aos pacientes experiências memoráveis, como festas de aniversário, elaboração de cardápios especiais, visitas de seus pets, e até carro miniatura projetado para transportar os pequenos pelos corredores do hospital, tornando a internação menos traumática e mais acolhedora”, completa Neves.
Saúde do Amanhã
Contribuir para a construção, ampliação ou requalificação de ambientes de saúde no país aprimora os serviços oferecidos e a experiência do paciente. No contexto de reestruturação e modernização hospitalar, a Engeform Engenharia abraçou o desafio de conduzir as obras de ampliação e retrofit do Hospital Unimed Sorocaba. A empresa é responsável pelo planejamento e execução das obras das seguintes áreas: Bloco AB – Eixo Industrial, Bloco H – Internação, Bloco J – Imagem, Bloco G – Centro Cirúrgico e Bloco I – Day Clinic.
Após a reforma, os usuários do hospital se beneficiarão com novas e melhores instalações de 94 leitos, 1 sala de ressonância, 1 sala de tomografia, 7 salas de pequenos procedimentos, 8 centros cirúrgicos e 3 centros obstétricos.
Segundo Eduardo Rossetti, diretor de Negócios da Engeform Engenharia, o desafio de realizar a obra de um hospital em funcionamento, como é o caso da Unimed Sorocaba, é o de conciliar a rotina hospitalar com as atividades da construção, principalmente no que diz respeito à logística e fluxos internos do hospital.
“Temos o compromisso de realizar não só uma obra de qualidade, mas também de garantir que a experiência dos pacientes continue sendo a melhor possível durante a execução do nosso trabalho. Para isso, mitigando possíveis contaminações por partículas suspensas e poluição sonora, por exemplo, adotamos medidas em conjunto com o time de Unimed Sorocaba, como a implantação de divisórias com vedação em silicone. As atividades que causam vibração nas lajes existentes ou ruídos excessivos são executadas no período noturno e a reforma dos setores é segregada por fases, por exemplo: a reforma do Day Clinic foi dívida em duas partes, sendo que a segunda só poderá ser iniciada após a conclusão da primeira”, afirma.
Garantindo a segurança do time da Engeform, dos pacientes e funcionários do hospital, também foram implementadas barreiras físicas que impedem a interface dos profissionais da obra com os pacientes e corpo clínico do hospital. “Além disso, as instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado são isoladas entre área em reforma e em operação,” explica Rossetti.
Raquel Nishi, engenheira da Engeform e gestora do Negócio para essa obra explica também que, “com relação às particularidades do próprio hospital, o sistema de climatização tem alguns diferenciais de pressão e filtragem que atendem às últimas revisões das normas pós-pandemia; as torneiras usadas pelas equipes hospitalares são acionadas por sensor; e a escolha dos acabamentos foi feita com foco na assepsia e limpeza dos ambientes, como os das salas cirúrgicas, que são revestidas com placas em vinil de alto impacto.”
Eficiência em foco
Saúde e Segurança formam um valor da Engeform. Por isso, não apenas na execução da obra do Hospital da Unimed Sorocaba, mas em todas as suas realizações, a empresa adota um rígido padrão de conduta que visa garantir a máxima segurança, saúde e um ambiente adequado a todos os funcionários.
“Entre as inúmeras iniciativas da Engeform, estão a obrigatoriedade do uso correto dos EPIs pelos funcionários próprios e terceiros, treinamentos, orientações e materiais relacionados à segurança, realização de Caminhadas de Segurança de forma periódica, DDPs sobre esses temas, Programa Anjo da Guarda (iniciativa que forma embaixadores da saúde e segurança no canteiro), médico do trabalho disponível na empresa, incentivo à prática de atividades físicas e alimentação adequada”, salienta Rossetti.
A Engeform também incorpora elementos sustentáveis em todas as fases da obra. A segregação e coleta seletiva de resíduos, uma horta comunitária para os funcionários e iniciativas como a eliminação da água nos testes de estanqueidade com holifay detector destacam o compromisso ambiental da empresa. “Moldamos não apenas estruturas físicas, mas também um futuro mais saudável e acolhedor para a comunidade”, completa.