Capixaba, neta de imigrantes italianos, Marinete Tibério, superintendente da Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim, dedicou parte de sua vida ao trabalho religioso e à gestão na Saúde.
A executiva, graduada em Direito com MBA em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde e formação em Conselheira pelo IBGC, iniciou sua trajetória profissional bem cedo. “Com menos de 30 anos de idade e oito anos de vocação, eu assumi uma instituição no centro do Rio de Janeiro, como presidente e diretora.”
Em 2001, Marinete trilhou seu caminho missionário, no Mato Grosso do Sul, trabalhando em pequenas comunidades. “Lá assumi a Secretaria de Saúde de Chapadão do Sul. Foi uma experiência maravilhosa.”
Mais tarde, Marinete ingressou no mercado da saúde suplementar para assumir a presidência do Conselho de Administração e Diretora Financeira da Associação São Vicente de Paulo. “Fiquei oito anos no cargo até que recebi o desafio de ocupar a gestão do Hospital São Vicente de Paulo”
Entre 2008 a 2018, Marinete atuou como presidente na Instituição. “Foi incrível liderar por tantos anos um Hospital de grande porte com padrões de Acreditação da Joint Commission Internacional (JCI).”
Na busca por novos desafios, Marinete deu início a uma empresa focada em assessoria e gestão hospitalar. Em 2018, em contato com um dos clientes, a gestora realizou um trabalho na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro. Pouco tempo depois, Marinete foi convidada para assumir a superintendência da Instituição, cargo que ocupa até hoje.
“Aqui, eu conheci de fato o Sistema Único de Saúde e o que é fazer gestão de um hospital altamente deficitário, em que o nosso atendimento gira em torno de 87% SUS.”
O hospital é o único do Sul do Estado em Urgência e Emergência, pioneiro em Ensino e pesquisa e um dos primeiros a implantar os Serviços de Controle de Infecção hospitalar, destaque em trabalhos de incentivo a doação de órgãos no Brasil, além de ser o primeiro a ser referenciado pela covid.
Currículo de respeito
Dentre as diversas experiências de sua trajetória profissional, Marinete considera como grande desafio a responsabilidade de salvar vidas através de um atendimento com qualidade e segurança do paciente, mesmo com poucos recursos financeiros.
“A administração hospitalar é totalmente diferente de qualquer outra gestão. Se você não tem conhecimento de toda a cadeia que envolve a Saúde, você não consegue fazer um bom trabalho.”
Além da dedicação e busca por capacitação constante, Marinete defende outros pilares de sucesso para quem deseja seguir o caminho da gestão na saúde. “É preciso ter humildade para reconhecer sua capacidade, mas também suas limitações; ser grato aos colaboradores que nos auxiliam diariamente; ser aberto ao diálogo para ter discernimento para a tomada de decisão e impulsionar toda equipe na gestão dos resultados.”
Esta matéria e outras você confere na edição 74 da Revista Healthcare Management.