Solução da CTC aumenta eficiência de consultas, com sugestões clínicas aprimoradas e mais atenção aos pacientes
A CTC, uma das 150 maiores empresas de tecnologia do Brasil, desenvolveu uma ferramenta que visa humanizar as consultas e diminuir o burnout dos médicos. O assistente virtual busca o histórico relevante do paciente, transcreve o que é dito na consulta, oferece sugestões de perguntas e possíveis diagnósticos e ainda gera alertas sobre conflitos de medicamentos e alergias.
O sistema captura, em tempo real, o áudio proveniente do diálogo entre o profissional de saúde e o paciente, utilizando o microfone do dispositivo para realizar uma transcrição precisa por meio do reconhecimento de fala. Ao término da consulta, gera automaticamente um texto destacando os principais pontos do atendimento e com a possibilidade de ser facilmente integrado ao prontuário eletrônico hospitalar.
“O sistema não apenas otimizou os processos, mas também conferiu maior confiança aos profissionais de saúde, possibilitando tomadas de decisões mais assertivas e precisas. Houve uma redução significativa no tempo dedicado à documentação clínica, permitindo mais atenção aos pacientes. A precisão na sugestão de diagnósticos e os alertas sobre conflitos de medicamentos resultaram em tratamentos mais seguros e personalizados. Vemos a inteligência artificial como um copiloto habilidoso do médico”, diz André Cripa, Chief Innovation e Digital Officer da CTC.
A ferramenta possui uma interface amigável para que os médicos acessem de forma objetiva e ágil as informações, uma reclamação recorrente no uso dos sistemas de prontuário eletrônico. “Ela incorpora tecnologias avançadas na área de saúde, que podem gerar uma série de impactos e valores significativos. A busca é por decisões mais informadas e precisas, contribuindo para tratamentos mais eficazes e seguros.”, finaliza o diretor.
Com regras estabelecidas por uma IA generativa a fim de promover uma documentação mais precisa e adaptada a cada paciente a solução tem potencial de promover processos mais eficientes. Ela pode dar suporte para decisões clínicas aprimoradas, atendimento mais personalizado e uma contribuição significativa na formação e atualização contínua dos profissionais de saúde, tudo isso com foco na melhoria contínua da qualidade dos cuidados médicos.