José Pedro Fernandes compartilhou sua trajetória pessoal e profissional na série “1 Década de Influência”
De origem africana, José Pedro Fernandes, COO da SISQUAL WFM, empresa de tecnologia criadora do software Workforce Management – WFM, encontrou em terras portuguesas o apoio necessário para se estabelecer profissionalmente.
Bacharel em Direito, o executivo iniciou sua jornada no mercado de trabalho em uma área diferente. “Fui convidado para fazer parte da área comercial. Eu fiquei apaixonado por essa atividade, adorei a adrenalina de vender.”
O executivo enriqueceu seu currículo com experiências em grandes empresas, como Beltrónica, ECOM, Grupo Openline e Synergie. Apesar da carreira solidificada no setor de vendas, foi liderando equipes que o executivo se encontrou.
“Uma pessoa ser boa para vender é diferente de ser suficientemente boa para liderar uma equipe. Aos 30 anos eu já fazia a gestão de uma equipe de 40 pessoas do comercial. É uma grande experiência que vivo diariamente.”
Em 2014, Fernandes foi convidado por Frederico Magalhães, fundador da SISQUAL WFM a assumir a gestão operacional e comercial da empresa. “Foi uma honra receber esse convite.”
Ao olhar sua trajetória profissional, Fernandes cita um dos grandes desafios da empresa: a operação no Brasil. “Apesar dos quatro anos de atividade, ainda não expressava grandes números. Hoje, o desafio continua, devido às geografias particulares e a um mercado complexo, mas é um enorme prazer trabalhar no Brasil. É realmente minha segunda pátria.”
Apesar dos obstáculos, o executivo considera que o país tem dado passos importantes na Saúde. “O setor está ganhando espaço. Acho que a SISQUAL WFM, modestamente, tem contribuído de alguma forma para esse desenvolvimento, por meio da digitalização de todos os processos de funcionamento do setor.”
Fernandes acredita que uma boa gestão se faz a partir de três ações: insistir, resistir e nunca desistir. “No fundo, essas atitudes acabam por se conjugar naquilo que é o mais importante nesses tempos atuais: a resiliência.”