Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sepaco: Um marco na formação e desenvolvimento profissional em Saúde

Desde sua fundação, em 2017, o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital e Maternidade Sepaco tem desempenhado um papel importante na disseminação de conhecimento e qualificação profissional no setor de saúde.

Com uma missão clara de fomentar o desenvolvimento através do conhecimento científico, educação continuada, pesquisa e capacitação.

“Na minha trajetória, vivenciei a preocupação do Sepaco com a evolução dos colaboradores em cada nova oportunidade, aprendizado e desafio. Hoje, tenho a oportunidade de apoiar o compromisso da instituição em desenvolver um ambiente onde todos sejam incluídos e inspirados a realizar o melhor trabalho”, destaca a CEO do Sepaco, Luci Meire Pivelli Usberco.

Em maio de 2022, o IEP passou por uma expansão física que culminou na criação de um novo Centro de Simulação.

Atualmente, o instituto conta com uma infraestrutura que inclui uma sala administrativa, salas de aula equipadas, um laboratório de habilidades práticas, duas salas dedicadas à simulação clínica e um centro de controle para monitorar essas atividades.

“A expansão da estrutura do IEP nos deu ferramentas que facilitam o trabalho de todos. Com o trabalho mais segmentado e organizado, o aprimoramento do nível profissional e científico dos médicos e da equipe multidisciplinar tem sido ainda mais veloz, e a assistência prestada aos pacientes ainda mais qualificada”, relata o médico intensivista Flávio Geraldo Rezende de Freitas, coordenador do instituto e membro do comitê científico da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet).

Sob a coordenação de Flávio Freitas, a equipe do IEP, composta por cinco profissionais especializados, atua em cinco áreas principais: educação continuada, simulação clínica, pesquisa clínica, residência médica e estágios multidisciplinares.

Um dos destaques é a plataforma digital Conecta, que disponibiliza uma gama de conteúdos autoinstrucionais, desenvolvidos em parceria com especialistas do hospital. De janeiro a julho de 2024, a plataforma registrou mais de 69 mil horas de acesso.

Outro pilar importante na capacitação é a simulação clínica. Essa prática, amplamente reconhecida por seu valor na formação de habilidades técnicas e comportamentais, é realizada em cenários planejados.

Esses cenários envolvem não apenas profissionais e residentes médicos, mas também estudantes de medicina em estágio no Sepaco.

“Como todas as atividades do IEP são conduzidas dentro do Sepaco, os estagiários e demais médicos em formação experimentam uma verdadeira imersão na dinâmica cotidiana de um hospital de grande porte, equipado com tecnologias avançadas e seguindo protocolos de nível internacional. É uma experiência única”, assegura o coordenador.

Pesquisa e Desenvolvimento Científico

O IEP também se destaca no campo da pesquisa. Atualmente, o instituto coordena 17 pesquisas em andamento, que variam de ensaios clínicos randomizados multicêntricos a estudos locais menores.

A qualidade das pesquisas conduzidas tem sido reconhecida por meio de publicações em periódicos de alto impacto, o que fortalece a imagem do Sepaco como um centro de excelência em pesquisa clínica.

Além das atividades internas, o IEP organiza eventos científicos para o público interno e externo, abordando temas sazonais e de interesse institucional.

Essas atividades ocorrem tanto nas instalações do IEP quanto nos três auditórios do Sepaco, adaptando-se ao público-alvo de cada evento.

A revista Scientia, uma publicação quadrimestral editada pelo IEP, é outro canal importante para a disseminação de informações.

Com enfoque multidisciplinar, a revista busca melhorar o cuidado dos pacientes e compartilhar os avanços do Sepaco com operadoras de saúde e o público externo.

Resultados e Impacto

Entre janeiro e  julho de  2024, o instituto contou com 679 participantes em práticas simuladas e 131 novos colaboradores da enfermagem participando do processo de integração profissional.

Além disso, 22 residentes médicos da instituição e 72 residentes externos, incluindo um da enfermagem, passaram pelo Sepaco, juntamente aos 374 estagiários de medicina de instituições parceiras.

Entre as iniciativas está o envolvimento das equipes do hospital em pesquisas clínicas, o que permitiu ao Sepaco participar de ensaios clínicos de grande relevância e melhorar sua imagem no cenário científico.

O Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital e Maternidade Sepaco continua a expandir suas fronteiras no campo da educação e pesquisa em saúde, consolidando-se como um centro de referência e excelência no Brasil.

Leia mais

Hospital Sepaco recebe premiação ELSO por uso da Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO)

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS