Instituto de Radiologia do HCFMUSP mantém nível máximo de certificação ONA

Certificação ONA reconhece elevados padrões de segurança, qualidade e gestão integrada da instituição, além de considerar maturidade institucional e melhoria contínua na cultura organizacional

O Instituto de Radiologia do HCFMUSP (InRad) foi acreditado com excelência em 2017 e manteve, pela segunda vez, o nível máximo de certificação conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A categoria “Acreditado com Excelência” reconhece instituições de saúde de padrões elevados.

O InRad foi o primeiro Instituto do Complexo do Hospital das Clínicas a ser certificado pela Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação), nos níveis I, II e III.
O presidente do conselho do InRad, Giovanni Guido Cerri, explica que o Instituto de Radiologia dá muita importância para a acreditação.
“Nós sempre tivemos o compromisso em melhorar; melhorar processos, qualidade de assistência, integrar os grupos de trabalho, e sempre buscar corrigir eventuais etapas que nós poderíamos aperfeiçoar. A ONA é uma oportunidade de nós construirmos um InRad ainda melhor”, disse.
Para preservar o mais alto nível de acreditação, o InRad foi submetido a uma avaliação de manutenção durante os dias 12 e 13 de novembro. Após as apresentações das áreas, os avaliadores destacaram em relatório os pontos fortes observados, como:
  • “Projeto 5G Xingu”, promovendo o atendimento por telemedicina em aldeia indígena, com foco na realização de exames;
  • Investimento no parque tecnológico, com aquisição de Raio X digital e Panorâmico, Ressonância Magnética e Acelerador Linear;
  • Parceria voltada para o uso de inteligência artificial em apoio a execução de laudos;
  • Disponibilização de vídeos através do “WhatsApp”, TV institucional e plataforma do Youtube, com orientações sobre o tipo de exame realizados, preparo dos exames, campanhas de sensibilização e promoção à saúde, entre outros.
  • Ambiência acolhedora e segura na Ressonância Magnética;
  • Implementação da Teletriagem na Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, reduzindo o absenteísmo e promovendo as orientações de preparo ao paciente;
  • Reconhecimento como Instituição “Destaque” no Programa de Qualidade da Mamografia;
  • Implementação de Laboratório voltado para calibração e avaliação da segurança elétrica dos equipamentos.
Com isso, e outros projetos que envolvem melhorias internas, além de iniciativas que reconhecem os seus colaboradores, foi comprovada a manutenção dos padrões de segurança e qualidade exigidos pela ONA, que revalidou a certificação ao InRad.
“Esse é um trabalho coletivo, e a conquista só é possível graças aos colaboradores da instituição. Chegamos aos 30 anos do InRad, e eu posso dizer que todos estão envolvidos nesse processo de melhoria e de contribuição para a construção de um instituto de sucesso”, conclui Guido Cerri.

Leia mais:

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS