Diversidade, sustentabilidade e inovação tecnológica para o setor de saúde são os pilares de atuação de Patrícia Frossard diante da presidência do Conselho de Administração da ABIMED
Com mais de uma década de experiência no setor de saúde, Patrícia Frossard é a primeira mulher a presidir o Conselho de Administração da ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde – no biênio 2024-2025.
Ela também ocupa o cargo de Country Manager da Philips Brasil e Head de Legal & Compliance para a América Latina, posições que a consolidam como uma das principais lideranças do setor.
A escolha de Patrícia reflete a confiança em sua trajetória, mas também o crescente reconhecimento da importância da diversidade nas estruturas de liderança. Embora o avanço de mulheres em Conselhos ainda seja lento, ocupando apenas 15,2% das cadeiras em empresas de capital aberto no Brasil, a executiva vê com otimismo o futuro dessa representatividade.
Ela reforça o compromisso de continuar promovendo a inclusão de gênero e outras formas de diversidade, como a etária e a de experiências. Um exemplo dessa mudança é a própria ABIMED, que atualmente conta com cinco mulheres em seu Conselho, uma participação significativa que, segundo Patrícia, cria um ambiente mais inclusivo e inovador.
A executiva acredita que a ampliação da presença feminina nas lideranças empresariais depende de iniciativas concretas, como programas de sucessão que garantam a presença de mulheres entre as candidatas às posições estratégicas. “É fundamental manter o tema da diversidade sempre presente nas agendas corporativas para que se torne um compromisso contínuo das empresas”, destaca.
Além dos impactos financeiros comprovados pela presença de mulheres em conselhos, como o aumento de seis pontos percentuais na margem líquida das empresas, Patrícia destaca que a diversidade também traz vantagens estratégicas. Ela cita o exemplo de setores que produzem equipamentos voltados para o público feminino, onde a presença de mulheres em cargos de decisão permite uma compreensão mais profunda das necessidades desse mercado.
Sobre a sua atuação como presidente do Conselho de Administração da ABIMED, avalia que um bom líder é aquele que sabe manter a escuta ativa e valoriza a humildade, construindo conexões genuínas com suas equipes e ajudando no desenvolvimento individual de cada colaborador. E é esse papel que ela vem exercendo.
Ao falar sobre seus planos para a gestão do Conselho da ABIMED, Patrícia enfatiza que a inovação é o pilar central de sua atuação. “Embora questões como a reforma tributária também estejam na pauta, acredito que a inovação tecnológica deve continuar sendo o foco principal, especialmente no contexto da indústria de alta tecnologia”., reforça.
A executiva está determinada a fortalecer o papel da ABIMED como uma promotora da inovação no Brasil, contribuindo para o crescimento sustentável do setor e o desenvolvimento de soluções de impacto para a sociedade. “Assumir essa posição não é apenas um desafio profissional, mas uma oportunidade de deixar um legado positivo para a indústria e o país”, finaliza.
Leia mais:
ABIMED alerta para risco de aumento da carga tributária com aprovação da Reforma Tributária