A Universidade Vila Velha (ES) comemora mais uma conquista rumo à excelência no curso de graduação em Medicina. Em fevereiro deste ano, a UVV recebeu o selo de acreditação do Saeme (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas).
A qualificação, desenvolvida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e Abem (Associação Brasileira de Educação Médica), leva em consideração mais de 80 indicadores em sua avaliação, entre eles gestão, estrutura física, recursos educacionais e qualificação docente.
Em entrevista à Healthcare Management, Mônica Cola, coordenadora pedagógica do curso de medicina da Universidade, falou sobre os principais desafios para a conquista do selo e as vantagens adquiridas após a acreditação. “Termos participado do processo nos ajudou muito a aperfeiçoar estratégias, fortalecer ações e ter reconhecidas nossas ações inovadoras no campo da educação médica”, afirma.
O Processo
A coordenadora destaca que um planejamento estratégico, aliado a mecanismos de gestão educacional bem organizados e definidos foram determinantes para a conquista do selo do Saeme. Outro ponto importante diz respeito às ações voltadas ao processo de integração entre ensino, serviço e comunidade.
“Demonstramos o comprometimento da escola com uma formação ética e com responsabilidade social, orientando seu processo formativo para o fortalecimento do Sistema de Saúde”, afirma.
Busca pela Excelência
Uma vez conquistada a acreditação, cabe à universidade monitorar e avaliar continuamente o processo educativo no qual o curso de Medicina está inserido, garantindo melhoria nas práticas já consideradas ótimas e aprimorando as áreas de recomendação.
Segundo Mônica, um dos maiores impactos trazidos pela acreditação diz respeito à construção de objetivos e metas de médio e longo prazo para a Universidade. “De modo geral, podemos dizer que o processo de acreditação permite à escola se olhar por diferentes ângulos, identificar fortalezas e fragilidades e orientar seu crescimento em busca de excelência”, diz.
Inovação no Ensino
Um dos destaques da UVV -e sem dúvidas um diferencial que alavancou a Universidade rumo à acreditação- é o método inovador de ensino adotado no curso de medicina. Trata-se da metodologia PBL (do inglês, Problem-based Learning), utilizada em grandes escolas médicas ao redor do mundo.
De acordo com a coordenadora pedagógica, a metodologia busca o “aprender a aprender”. “O foco da metodologia PBL está no desenvolvimento de habilidades e competências que contribuam para a formação humanista e tecnicamente competente”, explica.
Tal metodologia já rendeu à Universidade, além da acreditação, excelentes resultados no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), colocando a UVV como melhor curso de Medicina do Espírito Santo na última edição da prova. Outra conquista diz respeito à Olimpíada de Simulação, realizada no último Congresso Brasileiro de Educação Médica. A UVV conquistou primeiro, terceiro, quarto e quinto lugares na competição.
Investir para Crescer
Diante das últimas conquistas, a Universidade investe para crescer ainda mais. Além de apostar em infraestrutura e equipamentos para a expansão do curso, a UVV tem priorizado a qualificação do quadro de docentes e preceptores. “Temos buscado a especialização da equipe docente em parceria com outras grandes instituições médicas de renome nacional”, comenta Mônica.
Para a coordenadora do curso, estar entre as universidades acreditadas pelo Saeme permite não só a identificação das conquistas no presente, mas também a projeção de novos desafios para o futuro. “Todo o processo nos ensinou muito sobre educação médica, gestão educativa e sobre nosso próprio processo instrucional e pedagógico”, conclui.
Esta matéria compõe, junto a muitas outras, a edição 61 da revista Healthcare Management. Confira!