Nilson Luiz May transforma Unimed Participações como empresa ‘efetiva’, agregando valor às sócias quotistas

“Toda construção de uma vida começa na infância”. Assim acredita Nilson Luiz May, presidente da Unimed Participações (SP) e presidente da Unimed Federação (RS), gaúcho da cidade de Santa Cruz do Sul (RS). Essa filosofia de vida alicerçada no poder da educação fez com que May se dedicasse, aos 14 anos, em compartilhar conhecimentos. Nesta idade, May foi convidado pela sua escola a ser professor em curso supletivo.

“Considero esse período de minha vida como o mais importante do meu desenvolvimento, porque precisei lidar com o inusitado, sem nenhum tipo de instrução prévia.”

May formou-se médico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e iniciou sua trajetória na Saúde atuando em pequenas vilas no interior do Estado. “A situação era precária. Cheguei a realizar cirurgias à base de lampião, pois não tinha energia elétrica à noite. Foi uma experiência enriquecedora para a futura vida médica.”

No início da década de 1970 May passou a residir em Lajeado (RS), especializando-se em Gastrenterologia. “Morei na cidade por 27 anos e ali comecei a desenvolver um perfil de liderança, passando por diversos cargos de alto nível no setor da Saúde.”

À medida que se destacava na região, May ganhou notoriedade no Estado, ocupando cargos como fundador e presidente da primeira Unimed do Rio Grande do Sul – a VTRP, e presidente da Unimed/RS – Federação das Cooperativas de Assistência à Saúde Unimed do Rio Grande do Sul.

“Por algum tempo ainda, atendia meus pacientes em Lajeado e atuei na Unimed/RS em Porto Alegre. Mas, ao longo dos anos, decidi por me estabelecer definitivamente na Capital”.

May recusou por duas vezes o convite, quase unânime, para assumir a presidência da Confederação Nacional das Cooperativas Médicas – Unimed do Brasil. “Em contrapartida à minha recusa, recebi então o convite para me tornar presidente da Unimed Participações S/A em São Paulo.”

A companhia tem o objetivo de representar os interesses das cooperativas e do Sistema Unimed junto às Controladas na condução dos negócios. Sob a presidência de May desde 2010, a Unimed Participações passou a funcionar como empresa ‘efetiva’, elaborando uma nova plataforma de negócios a fim de agregar valor aos acionistas.

Na ponta do lápis

Além da Saúde, May declara seu ‘duplo ofício’, -como chama – pelo mundo das Letras. Tamanho apreço fez com que ele cursasse Letras, com ênfase em Literatura Ocidental e Didática. Seu currículo por esse lado também é extenso. Atualmente, May é convidado para palestrar sobre Literatura e Cinema, sendo membro da Academia Sul-Riograndense de Medicina – cadeira nº 07 e da Academia Rio-Grandense de Letras, cadeira nº 10.

May é autor de oito livros de ficção, nos gêneros crônica, conto e romance. Seu último lançamento foi em 2020, na área da Gestão Empresarial com a obra “Liderança Duradoura – Cinco Décadas de Vivências Reveladas”. “Hoje, posso dizer que sou uma pessoa realizada por ter obras nas três áreas às quais me dedico: gestão cooperativista, literatura e medicina.”

Unimed Participações S/A

A Unimed Participações foi estruturada em outubro de 1989 e atua na sustentação das necessidades de capital das empresas controladas (Unimed Seguradora e Unimed Corretora – ela tem participação societária na Investcoop Asset Management) e possui 222 sócias. Seu escopo de negócios abrange atividades por todo o país, com foco na área da saúde, objetivando agregar valor ao Sistema Unimed.

Esta matéria e outras você confere na edição 74 da Revista Healthcare Management.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS