No DF, Hospital Santa Marta, lança ferramenta digital com o detalhamento dos atendimentos e acesso individual

Qual é o principal desafio para garantir a segurança do paciente durante o atendimento médico? O Instituto ECRI, organização de avaliação de dispositivos e práticas em saúde, apontou não um, mas dez assuntos que precisam de atenção especial de gestores e suas equipes em hospitais. Na lista estão comunicação e gerenciamento de resultados de exames, detecção de mudanças na condição de um paciente, e infecção de cateteres intravenosos periféricos. Os responsáveis pelo relatório alertaram: ‘investigue se esses temas são problemas recorrentes na sua instituição e se há processos ou sistemas para lidar com eles’.

E se o desafio é garantir a segurança do paciente, o Hospital Santa Marta, em Taguatinga Sul, lançou uma ferramenta digital que disponibiliza todas as informações e detalhes da visita do paciente à instituição. Em totens de autoatendimento, é possível checar nomes completos dos profissionais que realizaram os procedimentos, a medicação aplicada, o tempo de duração de uma internação ou consulta, e outros dados pessoais. O acesso é individual e seguro, garante o gerente de Tecnologia da Informação do HSM, Everton Bonadio.

“Para utilizar o totem, o paciente precisa informar a senha que é gerada na recepção do hospital quando ele escolhe um serviço. O sistema que adotamos tem como referência a ‘Jornada do Paciente’, termo que é o usado para definir o conjunto de etapas do atendimento, do início ao fim do trânsito do paciente pelo hospital, e o pós-consulta, quando ele pode avaliar os processos pelos quais passou”, explica Bonadio.

Segundo o gerente de TI do Santa Marta, para prosseguir com a navegação, o usuário precisa responder corretamente a perguntas de segurança. Everton Bonadio destaca que a iniciativa contribui para otimizar a qualidade do atendimento dos colaboradores do hospital.

“Com o detalhamento das etapas, os pacientes podem avaliar melhor cada procedimento e os profissionais com quem tiveram contato. Dessa forma, garantimos o feedback mais rápido e preciso, e podemos fazer os ajustes necessários para reparar algum problema que tenha sido identificado”, analisa Bonadio.

Destaque internacional

Em 2018, o Hospital Santa Marta conquistou o estágio 6 EMRAM (Electronic Medical Record Adoption Model) da HIMSS – Health Information and Management Systems Society, associação internacional, sem fins lucrativos, que emite a chancela de excelência em desenvolvimento tecnológico hospitalar. A acreditação é definida em estágios evolutivos, do 0 ao 7. A CEO do HSM, Luci Emídio, afirma que o reconhecimento foi mais um incentivo para os colaboradores da Instituição continuarem motivados e realizando serviços de excelência.

“Estamos sempre buscando iniciativas que nos levem a melhorar a eficiência operacional, a qualidade assistencial e a segurança dos pacientes. A tecnologia nos oferece ferramentas para a otimização do trabalho e seguimos nos capacitando para manter o Santa Marta nesse patamar de respeito, confiança e compromisso com a saúde do paciente”, conclui Luci Emídio.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS