“Nossa missão é criar uma farmácia moderna”, afirma presidente da Abrafarma

Com formação em Administração de Empresas, Sérgio Barreto iniciou sua trajetória no mercado de trabalho investindo em uma consultoria em relações humanas. “Esse início foi de muito aprendizado, pois atendia clientes dos mais variados setores”.

Em 1990, em uma de suas experiências como consultor, Sergio foi convidado a participar de um Programa de Desenvolvimento de Pessoas na Rede Pague Menos, empresa que tinha, naquela época, cerca de 40 farmácias operando na cidade de Fortaleza. “A experiência foi tão positiva, que o presidente da Rede me convidou para liderar uma das equipes da empresa”.

Ele então, assumiu a gerência de RH e Marketing da Rede, unindo suas duas grandes paixões profissionais: Desenvolvimento Organizacional e Recursos Humanos. Após 12 anos na Rede, o executivo iniciou uma nova jornada profissional em sua vida. Em 2000, Barreto foi convidado a ser CEO da Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria (Abrafarma), e aceitou o desafio de dar voz ao segmento de forma mais organizada e centralizada.

“Na época, o segmento percebeu que não dispunha de uma entidade que defendesse seus interesses e posições, não só no plano municipal, como no estadual e no federal, e que se não se organizasse, estaria sempre fora de consultas nas deliberações e determinações legais que restringiriam, cada vez mais, a sua capacidade de atuação.”

Foram muitos os desafios para fortalecer a atuação da Abrafarma. “Eu entrei no negócio em um momento grave de transição, com o objetivo de repensar a estrutura e o posicionamento da entidade no setor. Nós conseguimos, com muito esforço, nos manter e avançar em diversos temas no Brasil”.

Hoje, Sergio Mena Barreto é responsável pela representação política, administrativa, jurídica e social da Abrafarma, que reúne as 29 maiores redes de drogarias brasileiras, que respondem por 45% de Market share do mercado de medicamentos do País e realizam mais de 900 milhões de atendimentos/ano em seus 8.300 pontos de vendas.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS