Em artigo exclusivo, Danielle Cruz faz análise crítica sobre a batalha da Enfermagem pelo reconhecimento do Piso Salarial no Brasil
A edição 92 da revista Healthcare Management, lançada em fevereiro de 2024, traz em sua capa o artigo exclusivo de Danielle Cruz, enfermeira, pós-graduada em gestão em saúde pública, especialista em Enfermagem Oncológica e mestre em economia (UnB). Intitulado “Ano novo, piso velho: a enfermagem segue em busca de valorização”, o artigo apresenta uma análise crítica sobre a persistente luta da Enfermagem por reconhecimento através da implementação do Piso Salarial no Brasil.
Danielle Cruz destaca a longa história de luta da Enfermagem por um salário digno e compatível com a complexidade da profissão, ressaltando o projeto de lei apresentado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) como um marco importante. A autora enfatiza que, mesmo com a troca de governo, a proposta alcançou status constitucional, renovando a esperança pela valorização da categoria.
O texto aborda a aprovação, há um ano e meio, do piso salarial da enfermagem pelo Congresso Nacional e sua sanção pela Presidência da República. No entanto, destaca que, apesar do amplo apoio político e da comprovação de viabilidade econômica, os valores ainda não chegaram aos contracheques da maioria dos profissionais brasileiros, evidenciando a morosidade e descaso do sistema de saúde.
A autora enfatiza que os profissionais de enfermagem, juntamente com os representantes da categoria, e continuarão a recorrer às instâncias representativas da política: “Nós, profissionais de enfermagem, juntamente com os representantes da categoria, temos conosco a maioria da opinião pública e continuaremos a recorrer às instâncias representativas da política, para fazer valer o que é justo. O piso nacional da enfermagem é urgente e não pode mais esperar para se converter em realidade, principalmente para quem mais precisa”.
O artigo completo pode ser lido na edição 92 da revista Healthcare Management, disponível aqui.