Jorge Guilherme Robinson fala sobre sua carreira na saúde suplementar em live da série “1 Década de Influência”
Médico desde 1974, Jorge Guilherme Robinson é presidente da Unimed Central/RS desde 2004. Já na Unimed Federação/RS, foi diretor-geral da Fundação Medicamentos para a Saúde de 2007 a 2014. Também exerceu a presidência do Comitê Regional da Qualidade do Vale do Taquari do PGQP – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade de 2004 a 2006, entre outros cargos.
Toda essa sólida trajetória na Saúde começou com o incentivo de seus pais pela educação. “Mesmo vivendo uma condição humilde, meus pais liam muito e sempre estimularam isso com os filhos. Eles me incentivaram a estudar sempre.”
E foi pelo mundo libertador da leitura que o executivo conheceu a profissão de médico. “Li um livro chamado A Cidadela, de A. J. Cronin, que contava a vida de um médico no início da carreira. Essa foi uma das grandes influências para escolher minha carreira.”
Em 1974, após formar-se médico, Robinson atuou por vinte anos no atendimento, até que ingressou na Gestão da Saúde. Em 1991, tornou-se Conselheiro da Unimed do Vales do Taquari e Rio Pardo, o qual permaneceu por cinco anos no cargo. “Não tinha aspiração alguma de assumir diretoria, não era algo que almejava. Mas, após meu trabalho, três anos depois, assumi a presidência da Cooperativa.”
Robinson foi reconhecido por sua atuação no mercado e convidado a participar da Unimed Federação/RS. “Passei por diversos cargos até assumir como diretor-geral da Fundação Medicamentos para a Saúde.”
Em 2004, como defensor da existência da Unimed Central/ RS, que à época passava por uma reorganização, Robinson foi convidado a assumir como presidente da Cooperativa. “Eu acreditava no potencial da Unimed Central/RS. Deu certo. Hoje, ela possui 300 colaboradores e uma grande força no segmento de saúde suplementar.”