Com 40 anos dedicados à desafiadora área da gestão em Saúde, Alceu Alves tem um lema de vida: tudo depende do equilíbrio
Gaúcho, natural de Maquiné – no litoral do Rio Grande do Sul – ele esteve na linha de frente de três grandes hospitais, conhece o setor a fundo e, hoje, é vice-presidente da MV, empresa líder no mercado em tecnologia da saúde. Para ele, o mundo digital é o futuro da sustentabilidade das instituições e da qualidade de vida das pessoas. “Temos que ter um olhar ativo para o conhecimento. Para adquirir o conhecimento e compartilhar” defende.
O discurso revela um outro lado de Alceu. Além de gestor e estudioso, ele também gosta de ensinar. Desde 1984, quando finalizou sua pós-graduação em administração hospitalar, passou a lecionar e nunca mais parou: “Educo porque gosto e presto uma homenagem aos meus professores. Uma grande forma de passar da vida é continuar existindo através dos outros pelo conhecimento.”
Esse gosto de Alceu pelos estudos vem da infância. Primeiro, ele queria ser jogador de futebol, mas logo descobriu que gostaria mesmo era de ser médico. No final, acabou cursando Ciências Contábeis, o que não o impediu de encontrar um jeito de realizar o sonho: “Sou médico do jeito que consigo ser”, costuma brincar.
A história na Saúde começou quase por acaso. Muito jovem, se candidatou a uma vaga de emprego sem saber para onde seria chamado. Era uma instituição ligada ao setor. “Recusei a oportunidade por medo. Achava que se perdesse um paciente, minha vida iria junto”, conta. Com uma nova proposta, o executivo passou a trabalhar no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre. “Demorei seis meses para entender melhor a opção escolhida, mas decidi fazer minha carreira”.
Depois disso, trabalhou no Hospital das Clínicas de Porto Alegre, onde chegou a assumir a posição de vice-presidente administrativo aos 32 anos de idade. Sua proximidade com os médicos permitiu um entendimento maior da relação dos modelos assistencial e econômicos. “Nunca fui um administrador que se interessou apenas por um dos aspectos, pois acredito que tudo vem do equilíbrio”.
Ao longo da trajetória, Alves passou pelas funções de Chefe de Gabinete e Assessor Especial de dois ex-ministros da Saúde até chegar no Hospital Mãe de Deus, também na capital gaúcha. “O convite foi para o projeto de obter mais de 1000 leitos para o SUS, além dos privados, mas acabei ficando lá por 19 anos”, relembra Alves.
História na MV
Sua história com a MV começou bem antes de receber o convite para assumir a vice-presidência da empresa. Paulo Magnus, presidente e fundador da empresa, trabalhava em um hospital ligado ao Hospital Mãe de Deus na área de faturamento. Logo se identificaram por serem da mesma região e mantiveram contato, inclusive quando Magnus decidiu abrir a MV.
Em 2018, ao deixar a Instituição Mãe de Deus, Alves foi convidado por Magnus e assumiu a vice-presidência. “O que mais me encantou nessa oportunidade foi a chance de trabalhar com algo novo na área da saúde.”
Dentre os desafios da MV está a responsabilidade de ser líder de mercado. “Hoje somos líderes em tecnologia, mas queremos ser líder no ranking geral de soluções que possam melhorar o desempenho das instituições de saúde no Brasil.”
A MV possui diversos projetos em desenvolvimento no Brasil e em países como Chile, Peru e Angola. O executivo acredita que a empresa conseguiu desbravar o mercado do exterior e hoje percebe o que é necessário para ampliar essa presença. “Vivemos um momento de grandes desafios, mas nos preparamos para isso de maneira robusta”, destaca.
Só há um outro assunto que desperta ainda mais paixão no vice-presidente da MV, a sua terra natal, Maquiné. “Fui muito feliz lá e sempre voltei para a cidade como uma espécie de refúgio.”
O carinho pelo município é tão grande que o executivo tem planos de voltar a morar na região. “Cresci sem acesso a grandes tecnologias, então quero unir a modernidade da cidade com a qualidade de vida e proximidade com a natureza que só encontro no interior”, revela Alves. A aposentadoria ainda está distante e as missões no mundo da Saúde são muitas. Desafios encarados com muita serenidade por esse experiente gestor. Quando questionado sobre, afinal, o que é importante na vida, ele não hesita: “Ter propósito, aprender, ensinar, amar e ser amado”.
Confira abaixo a entrevista com Alceu Alves para a série “1 Década de Influência” :