Como um país conseguiu colocar sua assinatura – “made in swiss” – e agregar tanto valor aos produtos e serviços, e ainda, atrair o maior número de pedidos de patente per capta do mundo? O país dos chocolates, dos relógios e dos bancos, aos poucos, também está se tornando o país reconhecido pela sua capacidade de inovação, pelo block chain, pelas criptomoedas e pelo poder competitivo devido a rápida adaptação às necessidades dos cenários nos quais está inserido.
A Suíça, através da sua estrutura política e financeira sólida, estável e inteligente, construiu um modelo de gestão capaz de transformar uma assinatura “made in”, em dinheiro e margem de lucro. Ao longo da nossa experiência, percebemos que alguns detalhes fazem toda a diferença. A oferta de um ambiente propício para o desenvolvimento dos negócios, por exemplo, é um dos principais, e está baseado principalmente nas regras trabalhistas; com um mercado aberto de trabalho com legislações que se modernizam para acompanhar as tendencias e demandas; e nas opções de financiamento, através de uma economia sólida, estável e investidora, permitindo ter uma retaguarda que suporte novas iniciativas, ampliações fabris e exportações, através de financiamentos das agencias de negócios dos cantões, bancos locais, e linhas de credito dos bancos internacionais.
A Suíça, ainda possui, uma localização mundial excelente (permitindo o acesso rápido a todos os continentes), liberalismo no tratamento das legislações, infraestrutura de supply chain acessível e ampla com tecnologias de ponta. Suas Fintechs, além disso, ajudam no rápido atendimento e facilitação na redução das barreiras e entradas nos diferentes mercados.
Sendo um dos países com o maior investimento em pesquisa, e desenvolvimento P&D, principalmente nas áreas, farmacêutica, química, biotecnologica e robótica; a inovação também faz parte do diferencial da Suíça. Hoje conta com quase 100% de suas empresas com menos de 300 funcionários, e as pequenas e médias empresas dominam o ambiente empresarial.
O sistema educacional, ambiente e infraestrutura das universidades e dos centro de pesquisas e desenvolvimento de produtos que formatam a rede de ensino, incentivam a pesquisa. A Suíça vêm investindo continuadamente no setor de educação, com o objetivo de qualificar e divulgar internacionalmente suas universidades. Tudo isso faz da Suíça a primeira colocada no mundo em desenvolvimento e retenção de talentos. Empresas importantes no cenário mundial, como a Disney, Google, Microsoft, Roche, Nestlé, Novartis centralizaram seus P&D para a Suíça. Dentro desse conjunto temos que atentar também para a qualidade de vida que as cidades suíças ofertam, seja em grandes centros ou pequenas vilas.
As vantagens são muitas: A localização geográfica do país privilegiada, estradas excelentes, malha ferroviária que cobre o país todo, bons aeroportos, lojas, supermercados, hospitais, excelentes colégios públicos.
A neutralidade famosa desse pais ajuda muito no quesito segurança e junto com todos os outros, viabilizam e atraem mão-de-obra qualificada, afim de construir uma história de sucesso.
A soma de todos esses fatores, pouco a pouco, foi transformando a simbologia da sua bandeira, em sua assinatura made in SWISS.
Com experiência em multinacionais como Alcoa, Shell e Telefonica, atuou nas principais empresas de medicina de Grupo do Brasil. Com especializações pela FGV em Gestão de Negócios e Marketing de Serviços e MBA em Administração e Gestão de Negócios, atua como CMO da Biomecanica e Grupo Bioscience desde 2012.