Oncoclínicas e Casa de Saúde São José lançam programa de cuidados para nódulos pulmonares

Com o auxílio de equipe especializada, Oncoclínicas&Co e Casa de Saúde São José utilizam inteligência artificial para a detecção precoce do câncer de pulmão

Reforçando o compromisso com a inovação e o atendimento especializado e acolhedor do paciente, a Oncoclínicas&Co e a Casa de Saúde São José (CSSJ), hospital tradicional no Rio de Janeiro, que faz parte da Rede Santa Catarina, lançam um programa pioneiro: uma linha de cuidado integrada voltada à avaliação de nódulos pulmonares. O grande diferencial dessa iniciativa é o uso de uma ferramenta de inteligência artificial que identifica precocemente pacientes com potencial cancerígeno e os encaminha para uma equipe especializada e multidisciplinar.

Os nódulos pulmonares costumam ser encontrados em tomografias de tórax, realizadas por diversas razões médicas. Embora apenas uma pequena parcela esteja relacionada ao câncer, a indefinição do diagnóstico pode gerar preocupação e levar à realização de exames muitas vezes desnecessários.

“A descoberta de nódulos pulmonares causa ansiedade e dúvida, ainda que a maioria não seja tumor maligno. O acompanhamento feito por profissionais especializados possibilita o diagnóstico mais preciso e precoce. Mesmo se constatado o câncer, identificado em fase inicial, a possibilidade de cura é maior. Quanto antes chegar à conclusão correta, melhores os resultados de tratamento e as chances de sobrevida. Entretanto, por ser uma doença silenciosa, poucos são os pacientes que fazem a descoberta antecipadamente”, afirma a oncologista torácica Tatiane Montella, coordenadora de Oncologia da parceria.

A equipe do programa é composta por: pneumologista, broncoscopista, radiologista, cirurgião torácico, oncologista torácico, patologista, radiologista intervencionista, médico nuclear e radioterapeuta. Todos os atendimentos ocorrem nas duas instituições, nos bairros de Botafogo, Ipanema e Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Na Casa de Saúde São José, o programa tem início com o auxílio de uma ferramenta de inteligência artificial. O paciente com nódulo pulmonar identificado incidentalmente tem seu exame revisado pelo radiologista e seu histórico clínico avaliado por pneumologista e enfermeira. O time multiprofissional também opina, contribuindo para um plano de cuidado individualizado. Procedimentos adicionais podem ser solicitados e, para agilizar as marcações, existe uma concierge que facilita os agendamentos e ainda gera lembretes de compromisso. Mesmo quem está com nódulo de natureza benigna, geralmente resultado de infecções anteriores, como pneumonia ou tuberculose, recebe a orientação completa.

“É importante ressaltar que o paciente que apresenta médico assistente continua sob os cuidados de quem o encaminhou para a linha de cuidado. O objetivo é a facilitação, a resolutividade do diagnóstico e a conduta individualizada”, destaca Carlos Gil Ferreira, diretor médico da Oncoclínicas&Co e presidente do Instituto Oncoclínicas.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), apenas 16% dos tumores de pulmão são descobertos precocemente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou no início de 2020 que, pela primeira vez em duas décadas, essa não foi a neoplasia mais incidente no mundo, ficando atrás apenas dos casos de mama. Apesar disso, é o tipo da doença com a maior taxa de letalidade entre todos os cânceres, destacando a necessidade de ações para melhorar o diagnóstico precoce.

“Se considerarmos os índices de mortalidade por tumores de mama, gastrointestinais e urológicos, o de pulmão é o mais letal”, acrescenta Tatiane Montella.

Para o diretor geral da Casa de Saúde São José, Renan Rezende, o programa voltado aos nódulos pulmonares reforça a integração entre as instituições, beneficiando ainda mais o paciente que necessita de atendimento ágil:

“A linha de cuidado reduz de maneira eficiente o intervalo entre o diagnóstico e o início do tratamento, com ajuda da inteligência artificial e o acolhimento indispensável de uma concierge. Essa resolutividade, que prima também por segurança e humanização, faz toda a diferença na jornada do paciente e reduz consideravelmente os custos para as operadoras”.

Leia mais:

Casa de Saúde São José lança Centro de Histeroscopia

 

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS