Os dez anos de Gestão na Saúde de Renato Carvalho, presidente da Novartis Brasil

Ao longo dos últimos 10 anos, Renato Carvalho liderou duas grandes empresas da área da saúde: Philips e Novartis, esta última onde está como CEO desde 2019. “Nestes dois ciclos pude aprender e colaborar com o desenvolvimento da saúde no Brasil. Há ainda muito a caminhar e continuarei trabalhando para impactar positivamente os pacientes e o setor de saúde em nosso país.”

Na Novartis Brasil, Carvalho tem focado seus esforços para o maior acesso das áreas terapêuticas do grupo no sistema público, mantendo a eficácia junto ao sistema suplementar. Além disso, tem tido protagonismo no avanço de terapias avançadas em nosso país, tendo lançado as primeiras terapias gênicas no Brasil. “Reimaginar a medicina passa fundamentalmente pelo amplo acesso de nossas terapias, bem como o avanço da inovação e medicina de precisão. Nossa equipe tem liderado esforços nesta área e sou muito grato por nossos avanços”, explica o executivo.

Antes da Novartis, Carvalho atuou por oito anos na Philips, terminando sua jornada como CEO Brasil. Em sua trajetória participou ativamente no avanço do segmento de diagnóstico e da digitalização da saúde. “Tive a oportunidade de contribuir com importantes projetos na digitalização da saúde em nosso país. Entre outros, consolidamos a importância do prontuário médico eletrônico no setor privado, avançando na geração de dados para mais de mil clínicas e hospitais, além de implementar o primeiro sistema de digitalização de análises patológicas na América Latina”. Renato atuou também na primeira Parceria Público Privada de diagnóstico de imagem do país, tendo participado da criação da Rede Brasileira de Diagnóstico junto ao governo do Estado da Bahia. Outro marco de sua carreira foi como Presidente do Conselho da ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde – entre 2018 e 2019. Nessa função, coliderou a implementação e consolidação de importantes processos, como governança corporativa, código de ética e programas de compliance.

Para Carvalho, a pandemia da Covid-19 fez com que toda a sociedade entendesse o papel fundamental e a relevância do setor de saúde no contexto macro e microeconômico. “Estamos enfrentando a maior crise de nossas gerações, mas por meio do diálogo e cocriação, todo o setor se uniu em busca do melhor para a sociedade. Acredito que teremos aprendizados muito importantes pós-crise e espero que possamos avançar mais rapidamente em alguns gargalos estruturais”. 

Após uma década de trabalhos bem-sucedidos no setor da saúde, Carvalho mira nas grandes oportunidades para os próximos anos. “A transformação digital baseada em dados nos coloca no epicentro de uma mudança extremamente inspiradora. Somos persistentes e incansáveis na busca por soluções que impactem de maneira positiva as necessidades e a jornada dos pacientes”. Com isso, no início deste ano a farmacêutica trouxe para o Brasil a Novartis Biome, um hub de inovação que atua como um catalisador de empresas de tecnologia no setor de saúde. O objetivo é inovar, conectar e integrar diferentes elos do ecossistema de saúde em nosso país.  

Renato defende que, para atingir o melhor resultado e avanço da saúde no Brasil, é fundamental que todos os segmentos continuem a dialogar e trabalhar de forma mais integrada, algo que a pandemia nos ensinou a acelerar. “Minha ambição é continuar impulsionando a melhora no sistema de saúde nacional. É imprescindível que todos trabalhem de forma conjunta e mais integrada, diminuindo a assimetria de informação entre os diversos players e buscando uma medicina de valor para pacientes e profissionais da saúde. Temos uma grande oportunidade à frente”, finaliza o executivo.

Assista a cerimônia de premiação do “100 Mais Influentes da Saúde da Década”.

Essa e outras matérias você confere na edição 76 da Revista Healthcare Management.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS