Parceria do Hospital Brasília Unidade Águas Claras com a Go Ahead IT busca automatizar processos internos da unidade
O modelo INFRAM – HIMSS Analytics Infrastructure Adoption Model estabelece métricas internacionais de infraestrutura e tecnologia para a saúde e é referência para diversas instituições.
O Hospital Brasília Unidade Águas Claras, da Rede Ímpar, passou por uma automação de seus processos para promover melhora na infraestrutura, qualidade e humanização do atendimento, além de se alinhar com o modelo HIMSS.
Isso permite que a unidade receba as mudanças nas tecnologias em saúde, reduza os riscos cibernéticos e de infraestrutura, além de proporcionar um ambiente coeso de colaboração na rede interna do hospital.
Realizado em parceria com a Go Ahead IT, a automação também permite unificar os canais de comunicação em um só sistema, eliminar o uso de papel na unidade e contribuir para o organograma funcional do hospital.
O diretor comercial da Go Ahead IT, Fabio Pareja, explica que, naturalmente, encontraram desafios no processo.
“Sabemos que existe desconforto natural com relação a mudanças em processos consolidados de trabalho. Foi fundamental o sincronismo entre as equipes de infra, desenvolvimento, sistemas e o time assistencial durante as fases de implantação.”
A diretora de operações do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, Charmany Galiza, concorda com ele.
“Mudar o modelo de trabalho é sempre muito difícil e aquela percepção de que “sempre fiz assim e continuarei fazendo é algo que está sendo quebrado diariamente nos profissionais da área de saúde. Hoje já é um consenso que, sem domínio e abertura para as novas tecnologias, não há espaço para evolução e melhoria. Nossos profissionais já entendem que a informação e processos são mais eficientes e seguros com as ferramentas que temos”, explica.
Sistema Go Ahead IT
O Hospital Brasília Unidade Águas Claras conta com um sistema 360º que automatiza e proporciona visibilidade a alguns processos como transporte de pacientes, higienização de leitos, central de serviços e códigos de emergência, utilizando infraestrutura de rede e recursos de identificação e localização.
Pareja elucida que o sistema foi pensado enquadrado no contexto dos hospitais.
“Nossos especialistas imergiram nas áreas de operação e assistência, buscando identificar detratores de tempo e eficiência. Os principais pontos identificados foram avaliados por um comitê formado pelas lideranças das áreas e diretorias médica e operacional do hospital.”
Diferente de outras opções existentes no mercado, o sistema da desenvolvedora de soluções tecnológicas é universal, pois não exige a utilização de dispositivos proprietários e pode ser integrado com a maioria dos prontuários e sistemas de gestão hospitalar.
Segundo Pareja, o propósito do sistema é ajudar as empresas a melhorarem a comunicação e colaboração entre sua equipe, parceiros e clientes.
“Essas soluções permitem que os usuários colaborem remotamente, independentemente da localização geográfica, do dispositivo ou da plataforma que estejam usando. Além disso, são projetadas para serem fáceis de usar e oferecer uma experiência de colaboração intuitiva, independentemente do local ou dispositivo”, explica o diretor comercial da Go Ahead IT.