Parceria entre Build Health e DP Architects marca chegada do escritório singapurense à América

Build Health promete construções disruptivas na Saúde

A cidade-estado de Singapura se localiza no sul da Malásia e é conhecida por suas construções únicas. Projetos mundialmente famosos, como o The Interlace, a School of Art, Design and Media e Gardens By The Bay, são premiados pelas ideias ambiciosas, modernas e integradas ao meio ambiente.

Seja em prédios municipais, turísticos, residenciais ou hospitalares, os arquitetos conseguem impressionar a todos. Por que, então, não levar esses conceitos para outros lugares do mundo?

Foi com isso em mente que a Build Health fechou uma parceria com o escritório singapurense DP Architects.

“Procuramos no mercado asiático uma empresa com o mesmo alinhamento de propósito, com carga de design, sustentabilidade e expertise em healthcare, e que pudesse trazer mais inovação para a nossa atuação”, relata Ana Cabral, diretora da Build Health.

Ana Cabral, diretora da Build Health
Ana Cabral, diretora da Build Health

Com o auxílio da TerraVista, empresa especializada em desenvolvimento de negócios internacionais, a Build Health entrou em contato com a DP Architects e fecharam o acordo. “Fizemos uma seleção cuidadosa para escolher uma empresa asiática que estivesse alinhada com nossos valores e tenho certeza de que colheremos excelentes frutos.”

Segundo Ana, a parceria vai agregar valor à etapa de Estudo Conceitual de novas edificações ou grandes retrofits. “Para os clientes que desejarem um produto diferenciado em projetos específicos poderão contar com um novo olhar e expertise”, pontua Ana.  

O objetivo dessa parceria é criar hospitais “fora da caixa” e trazer um novo olhar para os edifícios de saúde, com os conceitos do mercado asiático. “O disruptivo pode ser mais fácil de implantar do que parece. Não só no Brasil, mas o mercado da saúde como um todo está aberto e ávido por novidades. E tanto a Build Health quanto a DPA prezam por soluções arquitetônicas, com muita ventilação e iluminação naturais, muito verde e decoração mais racionalizada. Uma edificação com boa arquitetura, não precisa onerar o CAPEX com muitos itens e acabamentos decorativos. O próprio prédio já faz esse papel. “

E completa: “A premissa holística da DPA se comunica com nosso trabalho na Build Health pela maneira como tratamos todos os nossos projetos, trazendo soluções progressistas, pensando na sociedade e no indivíduo naquele espaço.”

DP Architects

Fundado em 1967, o DP Architects possui projetos em diversos pontos da Ásia, Oriente Médio, Norte da África, e em alguns países europeus, como Inglaterra e França. Com mais de 16 escritórios internacionais e oito empresas associadas, portfólio do DPA conta com hospitais, centros recreativos, prédios empresariais e escolas.  

Um dos projetos de destaque do DPA foi o Sengkang Hospital Campus, executado em 2018. Com 174 mil m², a construção possui conexões integrativas, diversas áreas verdes e soluções tecnológicas. 

Até o momento, o continente americano ainda não contou com a expertise do DPA, mas isso mudará em breve. A parceria entre Build Health e DPA já está rendendo frutos, pois estão desenvolvendo trabalhos em um hospital na região metropolitana de São Paulo.

Para o DPA, o que motivou a parceria foi natural. Segundo Chin Thoe Chong, Director DP Architects, “o contexto cultural e climático da América Latina se apresenta como uma extensão de nossa exploração de design baseada em fundamentos humanísticos de nossa jornada arquitetônica.”

Chin Thoe Chong, Director DP Architects

Como diferencial do DPA para o Brasil, Chin Thoe Chong cita o fato de que, além do foco em design da saúde, eles atuam como One Global Studio para entregar projetos de planejamento e design em diferentes fusos horários de uma maneira inclusiva e conectada. 

“Temos a experiência combinada de nossas subsidiárias especializadas em várias disciplinas e domínios profissionais, especialistas de diversas tipologias e líderes locais em cada país para oferecer soluções específicas para cada localização e integradas com base em uma metodologia em comum”, esclarece Chin Thoe Chong.

Para Rebecca Chia, Associate Director DP Architects, a parceria com a Build Health permitirá que o escritório aproveite a experiência local da empresa para explorar e afirmar sua missão de alcançar e fornecer soluções progressivas e sistemas inteligentes.

Atualmente, o DPA cobre todas as áreas de um projeto, desde o planejamento da arquitetura e planejamento urbano, design de iluminação, consultoria de arboricultura, design ambientalmente sustentável, entre outras especialidades.

Investimentos 

O ano de 2021 foi promissor para a Build Health. A empresa conseguiu se consolidar ainda mais no mercado, com contratos de hospitais a partir do zero.

“Além dos projetos de retrofits que já vínhamos trabalhando, tivemos oportunidade de colocar toda nossa expertise em prática e projetar edifícios completamente novos, os Greenfileds”, compartilha a diretora, Ana Cabral.

Rebecca Chia, Associate Director DP Architects

Para conseguir lidar com a demanda crescente, a equipe dobrou de tamanho, além de firmar a parceria com o DP Architects, para agregar valor ao produto de Estudo Conceitual de novas edificações.

Ana comenta que a Build Health sempre busca fazer além do proposto.

“Nossos projetos e nossa equipe estão sempre dispostos a superar todas as expectativas. Temos uma veia muito forte em design, expertise técnica em projetos hospitalares, além do conhecimento em gestão de saúde, adquiridos nesses quatro anos. Não somos um escritório, somos uma empresa com uma visão bem estabelecida.”

Uma grande conquista da empresa durante esse ano foi a conquista do prêmio Líderes da Saúde, na categoria Infraestrutura – Arquitetura. “Esse prêmio é um importante reconhecimento do nosso crescimento e nos motiva a continuar trazendo inovação para nosso trabalho.”

Para Ana, 2022 será um ano de consolidação do crescimento da Build Health. “Nos firmaremos como referência para projetos em saúde e colocaremos em prática nosso setor de conhecimento. Será um grande ano para nós.”

Essa matéria e muito mais você encontra na revista HealthARQ edição 36.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS