Pedro Tedesco Silber carrega em seu nome e trajetória a herança de uma das empresas mais tradicionais do setor de engenharia do país.
Fundada por seu avô materno, Ruy Tedesco, em 1948, a Construtora Tedesco completou 77 anos de história em 2025.
Ao longo desse tempo, participou da construção de importantes marcos da saúde, como o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e o Hospital Nossa Senhora das Graças em Canoas.
Desde 2008, com a incorporação ao Grupo HTB, a empresa passou a atuar de forma ainda mais estratégica no setor hospitalar, entregando obras de grande porte para instituições como o Hospital Moinhos de Vento, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, AESC, Hospital Tacchini, Unimed POA, Hospital São José, Unimed Concórdia e Federação Unimed SC.
“Sempre tive muito interesse pela saúde por ser filho e neto, por parte de pai, de médicos. Nas obras hospitalares, encontrei um elo entre a engenharia e esse lado da família”, afirma Pedro Tedesco.
Pedro vê com preocupação os desafios do setor, especialmente no campo educacional.
Para ele, a transformação digital exige um novo olhar para a formação de jovens.
“Infelizmente, temos um sistema educacional deficiente e um Estado assistencialista que sufoca o empreendedorismo”, critica.
Ao liderar, Pedro busca manter a serenidade diante das dificuldades, concentrando-se no que está sob sua gestão.
Valoriza a atitude, a transparência nas relações e o crescimento da equipe. “Se você não fizer, outro faz. A vida é para quem tem atitude”, diz Pedro Tedesco.
Com sensibilidade rara em sua área, ele destaca o valor do toque humano na saúde.
“Quanto mais a tecnologia avança, mais as pessoas buscam acolhimento.” Fora do ambiente profissional, encontra equilíbrio na família e nos livros.
E deixa um recado aos futuros líderes:
“Ajude, quem você ajuda hoje pode ser seu cliente para a vida toda. E nunca subestime o poder de escutar.”
Comprometido também com causas sociais, Pedro Tedesco finaliza:
“Participar de projetos sociais completa o nosso propósito. É o que dá sentido à nossa atuação e completa um sentimento de realização pessoal e profissional.”