Persistência, motivação e conhecimento levaram Hospital Unimed Vale do Caí à acreditação ONA

Foi com o anfiteatro lotado que o Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) recebeu a divulgação oficial do resultado da auditoria de acreditação hospitalar da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A conquista do certificado de acreditação foi uma realização em equipe, fruto de muito trabalho e empenho que vinham sendo colocados em prática desde 2014.

Para alcançar o título, o hospital primogênito da Unimed no Rio Grande do Sul investiu em reestruturação administrativa, contratação de profissionais referência no mercado, desenvolvimento de seus próprios colaboradores e, é claro, muita tecnologia. Mas, de acordo com Ronaldo Carissimi, diretor da cooperativa, a conquista se deve à cultura de melhoria contínua por parte de toda a equipe.

“Vocês (colaboradores) assinaram um pacto e cumpriram. Hoje estamos recebendo o reconhecimento daquilo que fazemos. Muito obrigado por levarem esse hospital a um nível acima de muitos outros”, pontuou em seu discurso. Para comemorar a conquista, foi instalado uma placa comemorativa em frente ao hospital de 8.000m².

A acreditação

Para ele, a conquista reforça o compromisso da instituição com a inovação e com o status de referência em saúde na região, pautado pela constante busca por excelência. Também foi importante o engajamento dos médicos cooperados e colaboradores, tudo em prol do cuidado centrado no paciente.

“Persistência, motivação e conhecimento foram fatores muito importantes, além de treinamentos constantes e investimentos” conta Everton Bochi, presidente da Unimed Vale do Caí. Para ele, a acreditação aconteceu em paralelo com as melhorias que vinham sendo implantadas na própria cooperativa e com a solidez econômica alcançada pelo desempenho do centro médico.

“Acredito que conseguimos mesclar a experiência com a renovação, com uma diretoria composta por médicos cooperados que souberam trabalhar juntos e se esforçaram para trazer os demais colegas e colaboradores para atuarem mais próximos”, explica. “Conquistas como essas atingidas em 2018 somente acontecem com real envolvimento das pessoas.”

Outras conquistas

Além da acreditação Nível I da ONA, o HUVC também conquistou em 2018 a Certificação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, concedida pela SRC (Surgical Review Corporation, com sede na Carolina do Norte, EUA). O centro médico é o primeiro dos mais de 100 hospitais do grupo Unimed no Brasil a ser reconhecido internacionalmente nesta área.

Além disso, tanto a operadora de saúde quanto o próprio Hospital Unimed Vale do Caí conquistaram recentemente os Selos de Sustentabilidade Prata da Unimed Brasil, coroando o movimento de inovação empresarial que vinha sendo construído já há algum tempo, em busca de um modelo de gestão comprometido com a sustentabilidade.

Com as certificações, ao atingir um patamar mais alto de qualidade de atendimento e segurança dos pacientes, a instituição se une a outros grandes e conceituados hospitais. Mas, para as lideranças, os maiores e mais duradouros efeitos dos selos moram na consolidação da cultura da qualidade, além do reconhecimento do trabalho que já vinha sendo realizado pelos mais de 600 colaboradores da unidade, visando sempre o melhor cuidado.

O futuro

Com base na missão organizacional da companhia, “Prestar assistência à saúde com qualidade e sustentabilidade”, a instituição pretende manter-se engajada no ciclo de melhoria contínua, e enxerga as certificações conquistadas como formas de materializar essa cultura. Além disso, os selos são vistos como um forte indicador de estar no caminho certo, tanto no que diz respeito a ações pontuais quanto a nível estratégico.

Para os próximos anos, apesar dos desafios enfrentados pelo setor da Saúde no Brasil, o HUVC pretende manter a busca pela excelência através da qualificação e inovação, buscando a proximidade e superação de expectativas do cliente. Para Bochi, “a conjuntura macroeconômica e política afeta a todos nós, mas nossa perspectiva é que nosso país se desenvolva, e estaremos aqui, preparados e junto das pessoas e das organizações para que possam crescer e se fortalecer.”

Hospital Unimed Vale do Caí

O complexo hospitalar HUVC conta com 98 leitos, Centro Cirúrgico, CTI Adulto, UTI Neonatal, Centro Obstétrico, Quimioterapia e Agência Transfusional, Centro de Diagnóstico, Laboratório, Atendimento de Especialidades Médicas, além de uma capela e uma cafeteria.

Esta matéria foi publicada originalmente na edição 59 da revista Healthcare Management.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS