PGMAK transforma prédio corporativo do AC Camargo em centro de Saúde sustentável

PGMAK transforma prédio corporativo do AC Camargo em centro de Saúde sustentável

A unidade Pires de Mota do A. C. Camargo Câncer Center passou por uma fase de metamorfose recentemente, marcada pela mudança de uso de um prédio corporativo para um centro de saúde.

A PGMAK Projetos e Gerenciamento é protagonista dessa história, sendo a responsável pela realização do programa de expansão da unidade. Mesmo com todas as dificuldades encontradas para adaptar o prédio corporativo, a empresa conseguiu quebrar as barreiras e realizar a nova unidade de 20 andares e 12 mil m2.

Foram dois anos para que a obra estivesse pronta, desde a análise do edifício antigo e a elaboração de um estudo para transformar o prédio totalmente. O alto desempenho e a versatilidade da equipe ajudaram para que tudo fosse finalizado dentro do tempo estipulado.

Além da equipe, o design do projeto também tinha que ser mutável.  Com a possibilidade de adaptação no futuro, os ambientes tiveram que ser flexíveis.

“Foi pensando nisso que a arquitetura do edifício foi projetada, adotando como principal solução um layout versátil, ponderando a relação com a manutenção da infraestrutura predial, utilizando shafts e paredes removíveis em gesso acartonado”, conta a coordenadora do projeto, Flavia Faria.

 

O grande desafio foi transformar um prédio projetado para uso corporativo para uma área de saúde. A compatibilidade em estruturar um ambiente assim é complexa. Dentro do possível, os arquitetos precisam se alinhar com as instalações já existentes.

“A participação permanente de técnicos de várias especialidades em todo o processo do projeto foi essencial para a distribuição dos ambientes no layout. Sempre pensando em conjunto para viabilizar as instalações da infraestrutura para atendê-los”, lembra Flavia.

 

Coordenadora do Projeto: Arq. Flávia Faria
Diretor de Projetos de Arquitetura: Arq. Kadu Furtado

A obra no A. C. Camargo Câncer Center foi realizada num trabalho sintonizado entre o time da instituição e a PGMAK. “Utilizamos outras instituições como benchmarking para a consolidação do programa de necessidades, do modelo de negócios e da estrutura de atendimento”, diz a coordenadora do projeto.

HUMANIZAÇÃO E NATUREZA

Em projetos como esse é necessário entender cada particularidade e traçar o perfil requisitado pelo cliente. Também é fundamental sempre assegurar a acessibilidade, segurança e bem-estar dos pacientes. “Nós, arquitetos, somos responsáveis em projetar uma edificação que dê todo o suporte para essas premissas.

Otimizamos fluxos e espaços para amenizar a permanência e que o tempo presente seja de acolhimento. Construímos espaços que remetam um pouquinho de nossas casas, com áreas de espera amplas e aconchegantes, trazendo mais identidade”, completa Flavia.

O uso racional de água e o trabalho com LED´s são duas medidas implantadas para melhorar a sustentabilidade do projeto. No estacionamento, foi mantida a estrutura de um bicicletário e a ampliação do número de vagas específicas para veículos de baixa emissão de CO2 e de baixo consumo.

A obra no AC Camargo também prioriza a luz natural, trazendo mudança significativa ao centro de saúde, que funciona como Hospital Dia.

O futuro está chegando, e propõe a conexão entre o humano e o sustentável. A PGMAK entende esse desafio, levando para os traços da arquitetura este conceito.

O novo prédio do A. C. Camargo é um projeto exemplar, cheio de nuances e particularidades e com grandes obstáculos ultrapassados, comprovando que toda metamorfose bem planejada pode levar ao sucesso.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS