Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Priorizar a eficiência técnica sob um olhar humanizado é o futuro planejado para a saúde carioca

A arquitetura vai além de espaços funcionais, sendo uma ferramenta capaz de salvar vidas. Com essa visão, Kátia Fugazza, arquiteta fundadora da Orion Arquitetura, lidera projetos que integram inovação, técnica e compromisso com o acolhimento e a cura no Rio de Janeiro há quase uma década.

Com mais de 15 anos de experiência e especializações em áreas como gestão, inovação em saúde, neuroarquitetura e BIM (Building Information Modeling), Kátia é doutoranda e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Ambientes para a Saúde e Conforto Ambiental. Também atua como professora de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC) e Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), além de coordenar a área técnico-científica da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH), após sete anos na diretoria regional do Rio de Janeiro.

Para Kátia, projetar para o setor da saúde é equilibrar normas rígidas com um olhar humanizado. “É preciso garantir a segurança dos usuários e entregar a melhor experiência para os pacientes”, destaca. 

Um exemplo dessa abordagem é o projeto da Unimed Norte Fluminense, hospital com 12.000 m² que será referência em saúde para Itaperuna e região. Colocando o paciente no centro, os espaços foram pensados para garantir conforto desde a recepção até áreas críticas como emergência e oncologia. Áreas de descompressão e atenção à acessibilidade também foram priorizadas, promovendo bem-estar e cura.

No entanto, não basta apenas conhecer a teoria. A demanda por inovação, rapidez e prevenção de problemas na construção de edifícios de saúde é crescente e o uso do BIM se torna indispensável para garantir o padrão de excelência que a Orion entrega, permitindo à equipe trabalhar as informações de forma integrada e compatibilizar todas as fases e planos do projeto. “Com o BIM, conseguimos aprovar licenciamentos rapidamente, superando as expectativas dos clientes e entregando projetos que fazem a diferença na vida das pessoas”, reforça Kátia.

A Orion também se destaca na modernização de espaços históricos sem comprometer seu valor histórico. Este ano, readequou Unidades Básicas de Saúde (UBS), tornando-as mais acessíveis, e atualizou mais de 10.000 m² do Hospital Municipal Carlos Tortelly, em Niterói, prolongando a usabilidade do edifício e favorecendo o atendimento à saúde da população.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS