Profissionais ligados ao combate da Covid-19 no RJ são anunciados no Ministério da Saúde

Com atuação de destaque na promoção da atenção primária durante a pandemia, Márcio Garcia e Ana Luiza Caldas integrarão Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente

Dois nomes importantes no combate à pandemia de Covid-19 do Rio de Janeiro foram anunciados na última semana para integrar a gestão de Ethel Maciel na Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA-MS) . Márcio Garcia e Ana Luiza Caldas integram a pasta a partir deste mês. Os dois chegam com a missão de retomar programas de combate de emergências em saúde, como a pandemia de coronavírus.

Como superintendente de Vigilância em Saúde da cidade do Rio de Janeiro, Márcio Garcia foi responsável pelo monitoramento epidemiológico e planejamento de ações de saúde como vacinação e testagem durante a pandemia na capital fluminense. Garcia já integrou a SVSA em outra oportunidade como diretor do DEVIT (Vigilância das Doenças Transmissíveis) e na SAPS (Secretaria de Atenção Primária à Saúde) foi diretor do DAPES (Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas). Médico veterinário e especializado em Epidemiologia pela Escola de Saúde Pública da universidade Johns Hopkins, Garcia assume a direção do Departamento de Emergência em Saúde Pública da secretaria.

Ana Luiza Caldas, que ocupava o cargo de subsecretária de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, outro braço da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, vai comandar o Departamento de Atenção Primária. Ela é médica de família e comunidade, possui mestrado pela Fiocruz em Saúde Pública e Atenção Primária com ênfase em Estratégia de Saúde da Família.

Importante destacar que a secretaria acaba de ganhar Ambiente no nome. Antes apenas Secretaria de Vigilância em Saúde, a nova denominação mostra a importância dos assuntos ambientais para a promoção da Saúde.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS