Soluções sofisticadas da Racional Engenharia marcam construção do Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein

Equipe da Racional conheceu prédios do arquiteto Moshe Safdie no exterior para realizar a construção do edifício, que se destaca pela sustentabilidade e automação

Parceira do Hospital Albert Einstein há mais de 20 anos, a Racional Engenharia concluiu recentemente a construção do Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, um empreendimento de alta complexidade e com elevadíssimos padrões de qualidade.

Batizado de Campus Cecilia e Abram Szajman, o edifício que integra Ensino e Pesquisa tem o propósito de produzir e disseminar conhecimento e de criar novos meios para que toda a sociedade seja impactada e beneficiada pelos frutos ali gerados.

A Racional atuou desde a fase de desenvolvimento dos projetos, quando trabalhou em conjunto com a Safdie Architects e o escritório Perkins&Will para apoiar o Einstein na viabilização do empreendimento, até a execução das obras.

“Buscávamos uma construtora qualificada e de alto padrão, que atuasse como consultora estratégica desde o início, na concepção do projeto, trazendo soluções de construtibilidade, planejamento e logística do empreendimento”, diz Junia Gontijo, Diretora de Patrimônio, Engenharia e Infraestrutura no Hospital Albert Einstein. 

Durante a etapa de pré-construção, a Racional Engenharia também fez visitas a empreendimentos assinados pelo arquiteto Moshe Safdie nos Estados Unidos e Singapura, que foram importantes para a execução de uma obra tão sofisticada como esta. 

“As visitas internacionais tornaram possível capturar as expectativas do arquiteto, especialmente em relação ao nível de qualidade dos detalhes e acabamentos, que serviram de base para o desenvolvimento de soluções técnicas adequadas ao mercado brasileiro”, comenta o diretor de contratos, Rinaldo Donato. 

Destaques e diferenciais

Entre os destaques da infraestrutura do empreendimento estão o skylight, o jardim, concreto aparente, brises, automação e os acabamentos compostos, em grande parte, por materiais importados.

Diversas dessas soluções foram desenvolvidas pela Racional Engenharia, em parceria com empresas nacionais. Muitas delas criadas a partir de um mockup, onde eram validadas por Moshe Safdie. 

Esse mockup, com protótipos criados em escala real, foi fundamental para garantir a execução dos acabamentos de forma fiel às especificações do projeto arquitetônico e com custos que viabilizassem o empreendimento. 

“Durante as etapas de pré-construção e construção, ele serviu de cenário para o desenvolvimento de soluções de engenharia com o objetivo de diminuir custos e garantir a qualidade e estética exigidas pelo arquiteto”, conta Nivaldo dos Santos, Gerente de Obra da empresa. 

A Racional Engenharia também se empenhou para a implantação de tecnologias voltadas à saúde, segurança e sustentabilidade no empreendimento. “É um edifício inteligente, totalmente automatizado com as melhores tecnologias para eficiência energética e redução do consumo de utilidades, que atendeu todos os critérios de sustentabilidade desde a escolha dos materiais utilizados no projeto até a execução”, relata Nivaldo.

Além disso, o novo Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein oferece um exuberante jardim interno em diferentes níveis, áreas de encontro informal e salas de aula encobertas por uma imponente cobertura de vidro. É um espaço pensado para integrar, no mesmo ambiente, alunos, professores, pesquisadores, médicos e outros profissionais para produzir ciência e educação.

Na visão de Claudio Lottenberg, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelista Brasileira Albert Einstein, uma instituição de excelência em saúde precisa unir assistência, ensino, pesquisa e inovação. “O novo centro é a concretização dos ideais que cultivamos e que estão sintonizados com o pensamento contemporâneo”, reforça.

Confira a edição completa da Revista HealthArq 38

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS