Estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com 1.500 consumidores das capitais do país aponta que cerca de 70% da população no país não possui plano de saúde e 56% acreditam que a saúde pública piorou nos últimos 12 meses. Como alternativa a esse cenário, as clínicas populares ganham cada vez mais força no mercado e redes de franquias se destacam como uma novidade para o segmento. Somente a Medic Mais, pioneira como franquia na área da saúde, inaugurou este ano 15 unidades por todo o país, sendo 3 unidades em São Paulo. Como diferencial, a rede une atendimentos médicos, odontológicos e exames em um único local, a preços acessíveis e com atendimento rápido e livre de burocracias.
Na grande São Paulo, 3 unidades já foram inauguradas, no bairro Pinheiros e nas cidades de Cotia e Campo Limpo. Até o final do ano, outras 50 unidades serão inauguradas, somando uma capacidade de atendimento a 100 mil pessoas por mês.
Os atendimentos da rede vão desde exames simples e consultas de rotina, até exames de ressonância e tratamentos psicológicos e de fisioterapia. “O modelo supre uma grande carência do atendimento público que, pelo volume dos atendimentos, prioriza as urgências e não consegue dar um apoio tão efetivo no acompanhamento médico”, afirma Tiago Alves, sócio e fundador da Medic Mais. O empresário explica que o franchising está descobrindo a área da saúde, mercado que hoje movimenta mais de R$500 bilhões no Brasil, segundo a OMS.
Expansão e pioneirismo
A primeira unidade da Medic Mais foi fundada em Patos de Minas, Minas Gerais, em 2015, realizando uma média de 50 mil atendimentos por ano. Em 2017, Tiago Alves uniu-se a David Pinto, presidente da holding de franquias Grupo 10X, que passou a trabalhar a expansão da rede para todo o país. Até o momento, 70 unidades já foram vendidas e 15 já estão em atuação. Até o final deste ano a expectativa é atingir 120 unidades e faturar R$30 milhões.
“Nosso objetivo é descomplicar a saúde, tanto para médicos quanto para pacientes. Do ponto de vista do paciente, promovemos um atendimento digno e acessível. Quanto aos médicos, eles passam a contar com uma alternativa importante de trabalho, não precisando se submeter à burocracia dos planos de saúde e contando com apoio e estrutura na captação de clientes.” A rede conta com médicos, técnicos de enfermagem e atendentes qualificados, e oferece um plano de carreira estruturado aos profissionais da área da saúde.