Rede D’Or inaugura em SP a ‘Casa do Pulmão’, primeiro centro avançado de medicina pulmonar do país

Novo serviço, liderado pelo médico Tiago Machuca, será ligado ao complexo dos hospitais Vila Nova Star e São Luiz do Itaim, na zona sul da capital paulista; atendimentos começam na próxima segunda-feira (18)

A Rede D’Or inaugurou nesta terça-feira, 12 de novembro, a Casa do Pulmão, primeiro centro avançado em medicina pulmonar de alta complexidade do país. Os atendimentos começam a partir da próxima segunda-feira (18).

O serviço, ligado ao complexo dos hospitais Vila Nova Star e São Luiz do Itaim, na zona sul da capital paulista, será liderado pelo médico Tiago Machuca, um dos principais nomes brasileiros em transplantes e cirurgia torácica, Casa do Pulmão, primeiro centro avançado em medicina pulmonar de alta complexidade do país.  que retornou ao país a convite da rede após 14 anos atuando nos EUA.

casa do pulmão rede d'or

Ocupando um andar inteiro de um prédio quase em frente ao Hospital São Luiz, a Casa do Pulmão reunirá, em um único espaço, uma equipe médica altamente especializada em Pneumologia, Cirurgia Torácica e Oncologia Pulmonar, além de equipamentos de última geração para exames como Pletismografia, Ergoespirometria e Espirometria, entre outros.

Quando estiver operando em plena capacidade, o novo centro realizará cerca de dois mil atendimentos por mês, entre consultas e exames especializados.

O local atenderá pessoas com doenças pulmonares crônicas e de alta complexidade, como pacientes pré e pós-transplante pulmonar, portadores de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), asma e fibroses pulmonares, dentre outras.

casa do pulmão rede d'orcasa do pulmão rede d'or

“A Casa do Pulmão integra-se ao Centro de Especialidades Cardiologia D’Or e à nova UTI de Ultra Complexidade e Transplantes, que também fazem parte do Complexo São Luiz Itaim e foram inaugurados recentemente”, afirma Fernando Sogayar, diretor geral do Hospital São Luiz.

“Nos próximos meses, centros avançados de hepatologia, nefrologia e reabilitação ambulatorial se somarão ao complexo”, acrescenta o executivo.

A UTI de Ultra Complexidade do Hospital São Luiz foi inaugurada em 15 de outubro, e é especializada em pacientes críticos, como transplantados e oncológicos graves, entre outros. O serviço pioneiro conta com 12 leitos e uma estrutura única e exclusiva, com sistemas de monitoramento e equipamentos de última geração. Os leitos integram o novo Centro de Transplantes e Cirurgias de Alta Complexidade da Rede D’Or, em São Paulo.

O novo setor é especializado em dispositivos de assistência para suporte cardiopulmonar avançado, oferecendo diferentes modalidades como, por exemplo, o ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), entre outros.

Além disso, a unidade inova com a incorporação de um Centro de Reabilitação Integrado, permitindo que os pacientes iniciem seu processo de recuperação de forma precoce, ainda durante a internação intensiva.  Há também uma sala dedicada para exames point-of-care, garantindo diagnósticos rápidos e eficientes à beira do leito, otimizando o manejo clínico e a resposta terapêutica. Outro destaque é a equipe multiprofissional altamente qualificada, com um coeficiente de profissionais por leito superior ao de UTIs convencionais.

“Já dispomos de equipes altamente qualificadas para assistência a doenças pulmonares em nossa rede, mas o modelo da Casa do Pulmão é inédito e exclusivo, e pretendemos em breve replicá-lo em outros serviços hospitalares pelo país”, afirma Rodrigo Gavina, CEO de hospitais da Rede D’Or.

Leia mais:

Rede D’Or inaugura UTI de ultra complexidade em SP

Ferramentas com conteúdo baseado em evidências da Elsevier têm apoiado a Rede D´Or em suas práticas clínicas

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS