Rede D’Or inaugura UTI de ultra complexidade em SP

Serviço pioneiro no país, com tecnologia de ponta, integra o novo Centro de Transplantes e Cirurgias de Alta Complexidade no Hospital São Luiz Itaim

A Rede D’Or inaugurou na terça-feira, 15 de outubro, uma moderna e avançada Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de ultra complexidade, especializada em pacientes críticos, como transplantados e oncológicos graves, entre outros.

Localizado no Hospital São Luiz Itaim, na zona sul da capital paulista, o serviço pioneiro contará com 12 leitos e uma estrutura única e exclusiva, com sistemas de monitoramento e equipamentos de última geração. Os leitos integram o novo Centro de Transplantes e Cirurgias de Alta Complexidade da Rede D’Or, em São Paulo.

A UTI de ultra complexidade será coordenada pela médica Ludhmila Hajjar, uma das maiores especialistas do país em cardiologia, emergências e medicina intensiva.

O novo setor será especializado em dispositivos de assistência para suporte cardiopulmonar avançado, oferecendo diferentes modalidades como, por exemplo, o ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), entre outros. O serviço também conta com a médica Luciana Tagliari, intensivista coordenadora da terapia intensiva respiratória.

Além disso, a unidade inova com a incorporação de um Centro de Reabilitação Integrado, permitindo que os pacientes iniciem seu processo de recuperação de forma precoce, ainda durante a internação intensiva.

Haverá também uma sala dedicada para exames point-of-care, garantindo diagnósticos rápidos e eficientes à beira do leito, otimizando o manejo clínico e a resposta terapêutica.

Outro destaque é a equipe multiprofissional altamente qualificada, com um coeficiente de profissionais por leito superior ao de UTIs convencionais. Especialistas de renome internacional, como Tiago Machuca, referência em transplante de pulmão, e outras personalidades das áreas de cardiologia, pneumologia, neurocirurgia e oncologia, integram o time de estrelas da medicina brasileira que atuam no serviço da Rede D’Or.

Para os pacientes, esses diferenciais resultam em um cuidado mais individualizado, maior vigilância contínua e intervenções mais rápidas, o que contribui para uma recuperação mais ágil e segura, além de aumentar as chances de sucesso em casos críticos e complexos.

“A inauguração da UTI de ultra complexidade é um marco para a Rede D’Or e para a saúde no Brasil. Com uma estrutura altamente tecnológica e uma equipe de referência mundial, estamos ampliando nossa capacidade de atender casos críticos e oferecer tratamentos de ponta. Nosso compromisso é sempre com a excelência em saúde, proporcionando a melhor recuperação possível aos nossos pacientes”, afirma Paulo Hoff, presidente da Oncologia D’Or.

Centro de Transplantes e Cirurgias de Alta Complexidade

Simulação de atendimento na UTI de ultra complexidade, com uso de ECMO e outros equipamentos. Foto Divulgação.
Simulação de atendimento na UTI de ultra complexidade, com uso de ECMO e outros equipamentos. Foto Divulgação.

O novo Centro de Transplantes e Cirurgias de Alta Complexidade do Hospital São Luiz Itaim realizará enxertos de diferentes órgãos, além de cirurgias para casos delicados em especialidades como cardiologia, pneumologia, neurocirurgia e oncologia, dentre outras. O complexo de unidades da Rede D’Or na região do Itaim Bibi e Vila Olímpia já totaliza 720 leitos e se consolida como um dos maiores da América Latina.

“Somos o primeiro grupo privado de saúde a possuir um centro de transplantes e cirurgias complexas, com tecnologia de primeira linha e equipes médicas de renome internacional, além do padrão Star de hotelaria seis estrelas e alta tecnologia disponível aos pacientes”, destaca Paulo Hoff.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS